Justiça Eleitoral promove atendimento no “Mutirão de Cidadania Social”, em Cuiabá
Evento ocorre neste sábado (25), na Creche Municipal Santa Inês, Avenida do CPA III

A Justiça Eleitoral confirma a participação no evento “Mutirão de Cidadania Social”, que ocorre neste sábado (25.10), das 7h30 às 12h, no município de Cuiabá, para promover atendimentos à população. Eleitores e eleitoras podem buscar os serviços na Creche Municipal Santa Inês, localizada na Rua 24, s/n, Quadra 40, Avenida do CPA III – Setor 5. A expectativa de atendimento é de, aproximadamente, 80 pessoas.
Os serviços ofertados são: alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência, segunda via, emissão de certidões, emissão de guias para quitação de multas, regularização da situação eleitoral e, principalmente, a coleta biométrica.
A ação busca proporcionar mais praticidade e conforto ao eleitorado, além da aproximação entre população e Justiça Eleitoral. Já o foco no cadastramento biométrico integra a campanha Biometria 100%, que visa à ampliação da coleta da biometria para, pelo menos, 98% dos(as) eleitores(as) mato-grossenses em 2025.
“O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reafirma o compromisso com a cidadania ao participar de eventos sociais. Iniciativas como essa fortalecem o vínculo com a população, promovendo informação, inclusão e conscientização sobre os direitos democráticos. Estar presente em espaços comunitários é essencial para ampliar o acesso aos serviços eleitorais e à educação cívica", declarou o chefe de Cartório da 51ª Zona Eleitoral, Diego Manoel Mascarenhas do Nascimento.
Para usufruir da maioria dos serviços, basta levar o documento oficial com foto. Em caso de transferência, alistamento ou regularização, também é necessário mostrar um comprovante de domicílio atualizado. Já para confeccionar o primeiro título de homens maiores de 18 anos, é preciso ainda apresentar o comprovante de quitação militar.
Dois servidores da Justiça Eleitoral estarão disponíveis para atender a população, com toda a estrutura necessária. Cada um dispõe de um kit biométrico, que contém computador portátil, pad para assinatura, scanner para coleta biométrica, câmera digital e case para ambientação e transporte dos equipamentos.
Panorama biométrico
O estado de Mato Grosso conta com 2.536.205 pessoas aptas a votarem. Deste total, 2.272.667 (89,61%) possuem a biometria e 263.538 (10,39%) não realizaram o cadastro. Atualmente, o eleitorado de Cuiabá corresponde a 437.023 pessoas. Deste montante, 393.663 (90,08%) já coletaram a biometria e 43.360 (9,92%) não usufruíram do serviço. Na 51ª Zona Eleitoral, votam 116.878 pessoas, em que 106.423 (91,05%) regularizaram a situação biométrica e 10.455 (8,95%) ainda estão sem biometria cadastrada.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
#PraTodosVerem: A imagem mostra a fachada da creche. As paredes são brancas, enquanto o portão e o letreiro são azuis. Há árvores na frente da construção, que bloqueiam parcialmente a visão da fachada.