Justiça Eleitoral: 11,5% dos servidores do Estado ainda não cadastraram sua biometria
Levantamento aponta que 8,4 mil servidores do Executivo ainda não têm biometria; TRE-MT e Seplag definem ações para ampliar cadastramento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizaram, nesta quinta-feira (02.10), uma nova reunião para alinhar estratégias visando a ampliação da cobertura biométrica do eleitorado de Mato Grosso. Após o cruzamento de informações, o TRE-MT identificou que 8,4 mil - do universo de 72,7 mil servidores do Poder Executivo - ainda não realizaram o cadastramento biométrico, o que representa 11,5% do total.
Aprofundando os dados, entre os servidores ativos, que somam 44.234 pessoas, 4.497 (10,1%) não possuem biometria cadastrada. A maior concentração está em Cuiabá, onde 1.869 eleitores permanecem sem o registro biométrico. Já entre os aposentados, o cenário é ainda mais desafiador: dos 28.245 inativos, 4.357 (15,4%) não fizeram a biometria. Destes, praticamente todos estão localizados em Cuiabá (4.348).
O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), Marcelo Sebastião Prado, destacou que o engajamento das instituições é essencial para alcançar a meta da campanha 100% Biometria, conduzida pela própria Corregedoria. “A atualização biométrica é fundamental para a confiabilidade das eleições. Com a parceria da Seplag, conseguiremos ampliar nossa comunicação direta com os servidores e aposentados, garantindo que esse público entenda a importância de comparecer e efetivar o cadastro”, explicou.
Representando a Seplag, a assessora especial Priscilla Bastos ressaltou o compromisso da gestão estadual com a Justiça Eleitoral. “O Governo do Estado é parceiro do TRE-MT nessa missão. Sabemos da importância da biometria para fortalecer a segurança do processo eleitoral e estamos de prontidão para apoiar todas as iniciativas necessárias. O trabalho integrado permitirá que cheguemos a cada servidor e aposentado que ainda precisa realizar o cadastro biométrico”, afirmou.
Ações
Como encaminhamento, TRE-MT e Seplag definiram que serão implementadas campanhas específicas para os servidores públicos estaduais, incluindo o envio de mensagens direcionadas e individualizadas aos que ainda não realizaram o cadastro. Também haverá o apoio dos setores de pessoal de cada secretaria, que atuarão na sensibilização e orientação sobre a importância da biometria.
Atualmente, 88,89% do eleitorado mato-grossense já realizou a biometria. Isso significa que 2.238.516 dos 2.518.048 eleitores aptos estão com os dados atualizados. A meta é alcançar pelo menos 98% de cobertura biométrica até o próximo pleito.
O cadastramento pode ser feito em qualquer Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento, mediante apresentação de documento oficial com foto.
A secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Karol Martimiano Masiero, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Patrícia Ferreira e Silva Leite, e representantes do MT Prev também participaram da reunião.
Daniel Dino
TRE-MT