Distritos de Querência recebem mutirão eleitoral a partir desta terça (14)
Atendimentos continuam até sexta-feira (17), sempre no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h

Dois distritos do município de Querência (a 754 km de Cuiabá) recebem mutirão eleitoral, visando o cadastramento biométrico. Nesta terça (14) e na quarta-feira (15), o mutirão ocorrerá no distrito de Brasil Novo. Já na quinta (16) e sexta-feira (17), será no assentamento Coutinho União. Ambos os mutirões ocorrerão nos Telecentros (centros comunitários informatizados) de cada comunidade, sempre no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas duas localidades.
A ação, realizada por meio da 53ª Zona Eleitoral, busca alcançar a população das zonais rurais, em locais de difícil acesso ou distantes da sede do cartório. Dessa forma, facilita o acesso da comunidade rural aos serviços essenciais da Justiça Eleitoral, além de promover mais conforto e acessibilidade.
De acordo com o chefe de Cartório da 53ª Zona Eleitoral, Tiago Lima Magalhães da Cunha, as localidades estão a mais de 100 quilômetros da zona urbana de Querência. “Esses mutirões são fundamentais para aproximar a Justiça Eleitoral das comunidades mais distantes, garantindo que todos os eleitores, inclusive os que vivem em áreas rurais, possam votar e participar da vida democrática em condições de igualdade”, destacou.
Os serviços ofertados são: alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência, emissão de segunda via, emissão de guia para pagamento de multas eleitorais, regularização do título e coleta biométrica. A iniciativa tem como foco o cadastramento biométrico, conforme a campanha Biometria 100%. O projeto busca a ampliação do cadastro da biometria para, pelo menos, 98% do eleitorado estadual em 2025.
O município de Querência possui 17.460 pessoas aptas a votar. Do total, 13.260 (75,95%) pessoas já realizaram a coleta biométrica. Em contrapartida, 4.200 (24,05%) não efetuou o cadastro da biometria. O distrito de Brasil Novo tem 126 eleitores(as), no qual 101 (80,16%) coletaram a biometria e 25 (19,84%) não realizaram a coleta. Em Coutinho União, o eleitorado é de 147 pessoas. Enquanto 127 (86,39%) eleitores(as) possuem a biometria cadastrada, 20 (13,61%) ainda não prestaram o serviço.
Estrutura para atendimento
A equipe do cartório eleitoral dispõe de toda a estrutura necessária para prestar os serviços e realizar o cadastro da biometria. Os três servidores vão operar kits biométricos, que contêm computador portátil, scanner para coleta biométrica, câmera digital para fotografia, pad para assinatura do eleitor ou da eleitora e case para ambientação e transporte dos equipamentos.
A biometria garante mais segurança no momento da votação, evita fraudes, diminui a interferência humana e promove maior praticidade. Para além do cadastramento das impressões digitais, esse processo envolve a fotografia do(a) eleitor(a) e a coleta de outros dados pessoais.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma eleitora sendo atendida por um servidor. A mulher usa uma camisa azul e o homem verte uma camiseta preta. Há um painel branco atrás da eleitora, usado para tirar a fotografia. Na mesa, impressoras e aparelhos eletrônicos estão distribuídos.