Cartório Eleitoral de Tangará da Serra reúne líderes comunitários e representantes de assistência social para discutir projeto “Biometria 100%”
Reunião focou na solicitação de divulgação do serviço à população

O Cartório da 19ª Zona Eleitoral (ZE), no município de Tangará da Serra (a cerca de 253 km de Cuiabá), realizou, nesta sexta-feira (17), uma reunião na sede do cartório para discutir meios de divulgação da campanha Biometria 100%. Estavam presentes representantes municipais do Centro de Referência de Assistência Estudantil (CRAS), Secretaria Municipal de Saúde, líderes religiosos e comunitários e o juiz da 19ª ZE, Anderson Gomes Junqueira.
Anderson ressaltou a importância da divulgação dos mutirões de atendimento realizados pela Justiça Eleitoral. O empenho das lideranças em propagar as ações às próprias comunidades pode facilitar a identificação dos eleitores e eleitoras sem biometria. “Essas pessoas estão vinculadas, por exemplo, aos agentes de saúde comunitária. São servidores que visitam o cidadão na sua própria casa e, por conseguinte, podem nos auxiliar nessa busca ativa pelo eleitorado sem cadastro biométrico”, declarou.
A campanha Biometria 100% busca ampliar a coleta biométrica para atingir, pelo menos, 98% do eleitorado de Mato Grosso até o fim de 2025. Tangará da Serra ocupa a 90ª posição no ranking de cobertura biométrica entre os 142 municípios do estado. Com um eleitorado de 67.983 pessoas, 61.290 (90,15%) já possui a biometria cadastrada, enquanto 6.693 eleitores(as) não efetuaram o cadastro, que corresponde a 9,85% do total.
Avanço tecnológico
A biometria representa uma inovação no processo de votação. Desde 2008, a Justiça Eleitoral optou em utilizar as impressões digitais para identificar o eleitorado. Assim, garante mais segurança, evita fraudes e promove acessibilidade e rapidez no momento do voto.
Além das digitais, o cadastramento biométrico envolve a captura de fotografia do eleitor e a revisão de outros dados pessoais. Para efetuar o serviço, basta procurar um posto de atendimento da Justiça Eleitoral e apresentar o documento oficial com foto, seja em versão física ou digital.
Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis)
#PraTodosVerem: A primeira imagem mostra o juiz da 19ª Zona Eleitoral, Anderson Gomes Junqueira, falando em frente aos líderes comunitários. O local é fechado, com paredes brancas, equipamentos ao fundo e um cartaz da campanha Biometria 100%. A segunda foto mostra o juiz sendo entrevistado pela imprensa.