Bairro São Mateus, em Várzea Grande, recebe atendimento da Justiça Eleitoral em mutirão social
Ação ocorrerá nas instalações da Escola Municipal Júlio Corrêa, no horário das 7h às 13h

O eleitorado do bairro São Mateus, em Várzea Grande, será atendido neste sábado (4), das 7h às 13h, para o cadastramento biométrico, além de outros serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Os atendimentos serão realizados na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Júlio Corrêa. Serão oferecidos serviços como alistamento (primeiro título), revisão, transferência, mudança de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e guia de recolhimento para pagamento de multas.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é uma das instituições participantes do “Mutirão Saúde, Justiça e Comunidade”, ação social organizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social. O objetivo é oferecer serviços essenciais gratuitos à população, fortalecer a cidadania e garantir direitos.
A participação em mutirões próprios ou de outras instituições, assim como em eventos de grande circulação de pessoas, reforça as ações da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que tem como meta alcançar, ainda este ano, pelo menos 98% de cadastramento biométrico no Estado.
O cartório da 20ª Zona Eleitoral levará para o evento toda a estrutura necessária para o atendimento de eleitores e eleitoras. Serão dois servidores da Justiça Eleitoral, operando dois kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta digital, câmera, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos, padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para ser atendido, basta levar documento oficial com foto e comprovante de endereço atualizado, que podem ser apresentados em versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso: não é necessário votar no local ou morar na cidade onde a ação é realizada.
O convite para a participação da Justiça Eleitoral no evento foi feito pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT.
Em Várzea Grande, segundo monitoramento da biometria no Estado, 92,54% dos eleitores já possuem cadastramento biométrico, o que corresponde a 173.108 eleitores e eleitoras, dentro de um universo de 187.062 aptos a votar. Ainda faltam 13.954 (7,46%).
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.
No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica. Além das digitais, o cadastro biométrico atualiza outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes, como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros.
A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista: Anderson Pinho
Crédito da Imagem: ALMT
#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Júlio Corrêa, em Várzea Grande, identificada por uma parede branca com o nome da instituição pintado em letras grandes e pretas. Ao lado direito há um portão verde de acesso, e ao fundo é possível ver árvores e parte do telhado da escola municipal, localizada no bairro São Mateus.