Região do Araguaia tem 17 mutirões no Dia “E” da Justiça Eleitoral para biometria dias 14 e 15
Haverá ações em municípios das 57 Zonas Eleitorais existentes em Mato Grosso

Os cartórios eleitorais prepararam 17 mutirões para atender eleitores e eleitoras no Dia “E” do cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral, nesta sexta-feira (14) e no sábado (15) – feriado da Proclamação da República. As ações serão desenvolvidas em cartórios eleitorais, postos de atendimento eleitoral, câmaras municipais e supermercados, além de escolas públicas nos municípios de Água Boa, Alto Araguaia, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Confresa, General Carneiro, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira e Vila Rica. Os mutirões no estado contemplam municípios de todas as 57 Zonas Eleitorais existentes.
O Dia “E” – em alusão à palavra Eleitoral – é uma estratégia coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT) para alcançar um público de 233.880 eleitores e eleitoras que ainda não fizeram a biometria no estado, o correspondente a 9,2% do total. Em Mato Grosso, 90,8% do eleitorado já fez a coleta biométrica, o equivalente a 2.309.497 eleitores, dentro de um universo de 2.541.377 pessoas aptas a votar. A iniciativa integra o plano de ação da campanha “Biometria 100%”, que tem como meta alcançar 98% de cobertura biométrica no estado ainda em 2025.
Embora o primeiro turno das eleições gerais de 2026 aconteça apenas em 4 de outubro do próximo ano, as eleitoras e os eleitores têm até 6 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico. Por isso, essa estratégia de grande mobilização estadual é vista como uma excelente oportunidade para o eleitorado não só fazer a biometria, mas também colocar a situação eleitoral em dia.
Confira abaixo as datas, os municípios, os locais e os horários de atendimento:
14/11
ÁGUA BOA
Local: Cartório Eleitoral
Horário: 8h às 18h
BOM JESUS DO ARAGUAIA
Local: Câmara Municipal
Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
CAMPINÁPOLIS
Local: Posto Eleitoral no Município
Horário: 8h às 17h
CANARANA
Local: Cartório Eleitoral
Horário: 8h às 17h
CONFRESA
Local: Machadão Supermercado Atacadista
Horário: 9h às 14h
GENERAL CARNEIRO
Local: Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus (Aldeia Meruri)
Horário: 9h às 17h
NOVA NAZARÉ
Local: Posto Eleitoral
Horário: 8h às 18h
NOVO SANTO ANTÔNIO
Local: Câmara Municipal
Horário: 8h às 17h
RIBEIRÃO CASCALHEIRA
Local: Posto Eleitoral
Horário: 8h às 17h
15/11
ÁGUA BOA
Local: Cartório Eleitoral
Horário: 8h às 13h
ALTO ARAGUAIA
Local: Cartório Eleitoral
Horário: 8h às 12h
BARRA DO GARÇAS
Local: Supermercado Nilo
Horário: 8h às 12h
BOM JESUS DO ARAGUAIA
Local: Câmara Municipal
Horário: 8h às 12h
CAMPINÁPOLIS
Local: Posto Eleitoral no Município
Horário: 9h às 17h
CONFRESA
Local: Machadão Supermercado Atacadista
Horário: 9h às 14h
NOVA NAZARÉ
Local: Posto Eleitoral
Horário: 8h às 13h
NOVO SANTO ANTÔNIO
Local: Câmara Municipal
Horário: 8h às 17h
RIBEIRÃO CASCALHEIRA
Local: Câmara Municipal
Horário: 9h às 18h
VILA RICA
Local: Supermercado Vendão
Horário: 8h às 12h
ℹ️ Informações Importantes
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço.
Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
A Biometria
A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista: Anderson Pinho
#PraTodosVerem - A imagem é um logotipo para a Região VALE DO ARAGUAIA, apresentando um design minimalista em um fundo branco com faixas decorativas verdes claras na parte superior e inferior. O elemento central é um ícone composto por três faixas onduladas e verticais nas cores amarelo, azul e verde. Acima deste ícone está a palavra "DIA" e abaixo dele há uma frase em português: "Sua biometria fortalece a Democracia!". À direita do ícone, em letras pretas e maiúsculas, está o nome da região.

