Parque Atalaia, em Cuiabá, recebe mutirão eleitoral para cadastramento biométrico

Atendimentos ocorrem sexta (28) e sábado (29), das 8 às 13h, nas dependências da Igreja Batista da Paz

Parque Atalaia, em Cuiabá, recebe mutirão eleitoral para cadastramento biométrico

O bairro Parque Atalaia, em Cuiabá, será atendido nesta sexta-feira (28) e sábado (29) em um mutirão eleitoral com foco no cadastramento biométrico. Os atendimentos ocorrerão nas instalações da Igreja Batista da Paz, localizada na Avenida P, nº 520, das 8 às 13h. Os trabalhos são coordenados pelo Cartório da 55ª Zona Eleitoral, que levará para o mutirão todos os serviços oferecidos na Casa da Democracia, tais como alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da possibilidade de regularização da situação eleitoral.

Conforme levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o Parque Atalaia possui 3.167 eleitores aptos para votar, dos quais 88% têm a biometria já cadastrada, ou seja, 2.800 pessoas. O cartório eleitoral está em busca de 365 eleitores que ainda não fizeram a coleta biométrica, o equivalente a 11%. O bairro está localizado na região do Coxipó e tem como comunidades vizinhas os bairros Parque Georgia, Alto do Coxipó, Jardim Gramado, Coophema e São Gonçalo Beira Rio. Eleitores de qualquer região da Capital ou do Estado podem ser atendidos por esse mutirão.

“O Parque Atalaia é um bairro distante do Centro Político e Administrativo (CPA), onde está localizada a Casa da Democracia, local que reúne os cartórios eleitorais de Cuiabá. Isso dificulta o acesso de eleitores para regularizar sua situação eleitoral ou fazer a biometria. A ação no bairro é uma oportunidade para levar a Justiça Eleitoral até o eleitor com todos os serviços oferecidos no cartório eleitoral, só que mais perto da casa ou do trabalho do eleitor”, informa a servidora do TRE-MT, Jaqueline Nunes Faustino Almeida, do Cartório da 55ª Zona Eleitoral.

Nesta ação, a Justiça Eleitoral levará toda a estrutura necessária para os atendimentos, com quatro servidores e quatro kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor saia do mutirão já com o título eleitoral em mãos e com a orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título.

O mutirão eleitoral integra a estratégia do cartório para alcançar os 98% de meta para 2025 da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT). Em Cuiabá, o maior colégio eleitoral do Estado, o cadastramento biométrico alcançou o índice de 90,8%, o correspondente a 398.650 eleitores e eleitoras, dentro de um universo de 438.876 pessoas aptas a votar. Falta um eleitorado de 40.226 (9,17%). Em Mato Grosso, a cobertura biométrica é de 91,08%, restando 227.053 eleitores que ainda não fizeram a biometria.

Documentos necessários

Para receber atendimento, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, que pode ser em documento físico ou digital.

Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Biometria: confiança e segurança

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.

Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.

Estagiária Natália Sarturi (supervisão do jornalista Anderson Pinho)

Crédito da Imagem: Google Earth

#PraTodosVerem - A imagem mostra a fachada da Igreja Batista da Paz, no bairro Parque Atalaia, um prédio de cor cinza com letreiro grande à esquerda e entrada principal ao centro, com portas de vidro. À frente há uma pequena área ajardinada com plantas ornamentais e algumas pedras decorativas, além de uma calçada com escadas de acesso. No lado direito, vê-se um portão metálico e uma placa indicando o nome da instituição. O local está situado em uma rua simples, com postes e fiação elétrica visíveis.

 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.