TRE-MT participa do XXIII CODEJE e reforça compromisso com inovação, inclusão e combate à desinformação

O evento contou com painéis sobre inteligência artificial, linguagem simples, acessibilidade e participação de grupos em situação de vulnerabilidade no processo eleitoral.

TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou presença no XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), realizado de 26 a 28 de março, em Maceió (AL). O evento reuniu dirigentes e servidores das EJEs de todo o país para debater inovação, educação cidadã, enfrentamento à desinformação, inclusão e acessibilidade no âmbito da Justiça Eleitoral.

Representando Mato Grosso, participaram do evento a diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MT (EJE-MT), juiza Ana Cristina Silva Mendes, e a secretária da EJE-MT, Janis Eyer Nakahati. “A troca de experiências entre as Escolas Judiciárias é fundamental para aperfeiçoarmos nossas práticas e ampliarmos o alcance da Justiça Eleitoral. O momento é de união de esforços em favor da informação qualificada, do incentivo à participação cidadã e do uso de tecnologias que aproximem ainda mais a Justiça da sociedade”, afirmou Ana Cristina. 

  

O evento contou com painéis sobre inteligência artificial, linguagem simples, acessibilidade e participação de grupos em situação de vulnerabilidade no processo eleitoral. Um dos destaques da programação foi o lançamento do Observatório da Desinformação de Alagoas, iniciativa inédita no país que une o TRE-AL, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e a Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas (SECOM-AL).

O Observatório surge como resposta ao crescimento da desinformação, que ameaça a credibilidade das eleições e a confiança da população no processo democrático. A estrutura funcionará a partir de um Comitê Gestor, responsável por desenvolver estudos, oferecer suporte jurídico e promover campanhas educativas para conscientizar a sociedade sobre os riscos da propagação de notícias falsas.

O CODEJE também apresentou o Plano Nacional de Educação Midiática, uma ferramenta estratégica para combater a desinformação e promover o pensamento crítico entre os eleitores. Oficinas e mesas-redondas permitiram que os participantes compartilhassem boas práticas, como o uso da IA para criação de planos de ação em rede e a importância da linguagem simples na comunicação institucional.

A conferência de encerramento contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretor da EJE-TSE, Cristiano Zanin, que reforçou a importância das EJEs no enfrentamento à desinformação e na preservação da integridade do processo eleitoral. Ao final do encontro, os dirigentes deliberaram a nova Carta do CODEJE e realizaram a eleição para a recomposição da Comissão Executiva do colegiado.

 

Daniel Dino

Assessoria de Comunicação do TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;