Seplag-MT conhece soluções de geotecnologia aplicada às eleições em visita ao TRE-MT
Foram apresentados cases de sucesso e a gestão da informação no contexto das eleições

Na tarde desta sexta-feira (06.06), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu a visita técnica de uma equipe da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), liderada por Giovanni Leão Ormond. A atividade teve como objetivo principal apresentar as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso e avaliar a aplicabilidade dessas ferramentas no contexto estadual.
“Esse intercâmbio que a gente faz aqui com o TRE é justamente para ver boas práticas que já vêm sendo utilizadas e a gente [Seplag-MT] adquirir, de certa forma, um compartilhamento de informações. E aí, estreitar essa relação com o TRE-MT, para compartilhar dados e fazer esse trabalho de integração entre os dois órgãos. E assim conseguir novos encaminhamentos para avanços do mundo do geoprocessamento para ambas as instituições”, explicou o superintendente de Governança Digital da Seplag-MT, Jomair Robson Silva.
Durante o encontro, a equipe da Seplag-MT teve a oportunidade de conhecer sistemas inovadores utilizados pelo TRE-MT, como a Vistoria Eletrônica dos Locais de Votação, o Registro e Acompanhamento das Ocorrências das Eleições, o Sistema Camino e o Portal Cognoscere, entre outras plataformas que integram inteligência de dados eleitorais com geotecnologia. A intenção é compartilhar boas práticas e promover o intercâmbio técnico entre os órgãos públicos.
Para o analista de informação da Seplag-MT, Giovanni Leão Ormond, que também esteve presente no encontro, um dos dados mais importantes trata das escolas do estado. “Ficou muito claro que o TRE-MT tem dados, principalmente de escolas, que para nós [Seplag-MT] são muito importantes. Porque isso complementaria os dados geográficos que a gente tem hoje, na área da educação”, explicou.
Após a apresentação de cases de sucesso experienciados pelo Tribunal, foi feito um convite para a participação e apresentação no Geotec Day, evento responsável por reunir gestores e técnicos de órgãos públicos que trabalham com geoprocessamento. A previsão é que ocorra em setembro de 2025, sendo o TRE-MT uma das instituições a apresentar “soluções de geotecnologia usadas no Tribunal e inteligência de dados usadas nas eleições”, como explicou o coordenador de sistemas eleitorais, Salomão Fortaleza.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Leon Manoel Campos dos Santos Filho, esta é mais uma iniciativa de transparência e cooperação institucional, reforçando o compromisso com a inovação e a eficiência na gestão pública. “A nós, interessa muito estabelecer esse vínculo e fazer essa troca de informações, até porque o objetivo é o mesmo: atender o cidadão”, destacou ao final.
#DescriçãodaImagem: A imagem mostra a equipe da Seplag-MT junto da equipe do TRE-MT. São seis homens e uma mulher de pé que estão sorrindo para a foto dentro da sala de reunião do TRE-MT, em que na parede há a logomarca do Tribunal.