Presidente do TRE-MT participa no TJMT de agenda com conselheira do CNJ
Serly Marcondes Alves defendeu ações ambientais inspiradoras como o programa Verde Novo

A conselheira Daniela Pereira Madeira, coordenadora da Política Nacional do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), marcou presença nesta sexta-feira (13.06), em Cuiabá, no plantio simbólico de mudas de plantas do cerrado pelo projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual. A ação ocorreu no estacionamento do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e contou com a participação da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves.
Na capital mato-grossense, a conselheira conheceu ações desenvolvidas pelo Núcleo de Sustentabilidade do Poder Judiciário de Mato Grosso na recuperação de florestas urbanas e na preservação e educação ambiental.
"Plantar uma muda é mais do que um gesto: é um compromisso com as próximas gerações, com a proteção ambiental, pela melhoria da qualidade de vida e pelo fortalecimento da democracia. Queremos que essa ação inspire pessoas, instituições e toda a sociedade organizada, inspire cada zona eleitoral em nosso Estado por cidades menos quentes e com mais conforto térmico para nossos cidadãos", avaliou Serly Marcondes Alves.
Foram plantadas mudas do Cerrado como aroeira (Schinus terebinthifolia), ipê-amarelo (Handroanthus albus) e angico (Anadenanthera colubrina). Também participaram o presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador José Zuquim Nogueira; o corregedor-geral da Justiça, José Luiz Leite Lindote; e o conselheiro do CNJ, Ulisses Rabaneda. As ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário em Mato Grosso foram avaliadas como referência por outros tribunais do país.
O projeto
Idealizado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo em 2017, o Programa Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso que visa à recuperação das florestas urbanas. As ações contribuem para as cidades alcançarem índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações. Além de Cuiabá, as comarcas de Várzea Grande e Barra do Garças aderiram ao programa, as outras 76 unidades judiciárias também podem integrar o a iniciativa.
Jornalista: Anderson Pinho
#PraTodosVerem: Na imagem, um grupo de pessoas, incluindo autoridades em trajes formais, participa de uma cerimônia simbólica de plantio de árvore em uma área gramada ao lado de um estacionamento. A presidente do TRE-MT está regando a muda recém-plantada com um regador verde, enquanto os demais aplaudem o gesto. Ao fundo, é possível ver o prédio identificado como "Palácio da Justiça".