Unidade móvel da Justiça Eleitoral ficará até sexta-feira (11.07) no Mercado do Porto
Apenas em duas horas de atendimentos, nesta quarta-feira (09.07), cerca de 60 pessoas utilizaram os serviços da unidade

Em meio às bancas de frutas, verduras, peixes, grãos e outras especiarias do tradicional Mercado do Porto, em Cuiabá, os(as) visitantes agora também encontram a oportunidade de cadastrar a biometria ou emitir o título eleitoral. A unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está no local com estrutura equipada para atendimento à população, de hoje (09.07) até esta sexta-feira (11.07), das 8h às 13h.
A unidade móvel é um reforço da campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), para proporcionar que a Justiça Eleitoral vá até o eleitor e a eleitora e, assim, consiga atingir a meta de 98% de cadastramento biométrico em Mato Grosso. Apesar do foco no cadastro biométrico, são disponibilizados outros serviços da Justiça Eleitoral, como alistamentos (1° título), transferência de domicílio, revisão, emissão e quitação de multas eleitorais, entre outros. Só nas primeiras duas horas deste primeiro dia, cerca de 60 pessoas já haviam sido atendidas na unidade móvel.
A eleitora Milena Costa Gagliardi, de 23 anos de idade, foi uma dessas pessoas. Ela aproveitou a oportunidade para fazer a biometria. "Eu tinha tirado o meu título na época da pandemia e fiz online. Então, hoje vim cadastrar a biometria, porque eu acho muito importante, a gente tem mais segurança nesse processo todo. E o atendimento foi muito prático porque recebi a mensagem do TRE-MT, já sabia que precisava fazer, já queria regularizar desde a última eleição, mas não tinha conseguido. Então, quando eu vi que estava perto da minha casa e eu estava disponível para resolver essa pendência, aproveitei. A questão do ônibus foi muito prática e facilitou para a gente agilizar esse processo”, avaliou.
Gumercindo Lima Araújo Filho frequenta o Mercado do Porto e, vendo a unidade móvel da Justiça Eleitoral, parou para fazer uma transferência de domicílio. "Já tenho a biometria, hoje aproveitei para fazer a mudança de endereço. Acho que o atendimento dessa forma é muito eficaz, contribui para o cidadão, principalmente aquele que não tem tempo de ir ao lugar específico para fazer os serviços. Temos os problemas que a cidade apresenta, como o trânsito, etc., então, ter uma unidade móvel dessa faz grande diferença. O serviço foi rápido e eficaz”, ressaltou ele, que é professor.
A assessora da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-MT, Adriana Aparecida de Queiroz Rezende, inspecionou os atendimentos, juntamente com a servidora Cristiane Kimura. Segundo a assessora, a expectativa é que os atendimentos aumentem nos próximos dias, contribuindo para a ampliação do cadastramento biométrico. “O objetivo principal é atingir a meta, dentro do estado, de 98% do eleitorado com a biometria cadastrada, além dos outros serviços que são prestados no local. Trata-se de uma região central na Capital, e o intuito é justamente facilitar o acesso da população aos atendimentos da Justiça Eleitoral. O Mercado do Porto será, durante três dias, a nossa Casa da Democracia, para que todos e todas venham e sejam bem atendidos”.
O diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, enfatizou que a unidade móvel ficará no Mercado do Porto até esta sexta-feira (11.07), depois seguirá para outros campos de Cuiabá e Várzea Grande e, a partir do dia 23 de julho, irá para o interior de Mato Grosso. “Estamos levando toda a comodidade e conforto para o eleitor, o ônibus tem ar-condicionado e é equipado com os kits biométricos e demais equipamentos necessários para os atendimentos. Sabemos que muitas pessoas não têm condições de se deslocar até o TRE e outros postos durante a semana, então levamos toda essa estrutura a um local estratégico, para que o eleitor não só do Porto, como é o caso agora, mas de bairros próximos, possa ser atendido”.
Eleitorado
Na região do Porto estão bairros como o Verdão, Jardim Independência, Coophamil, Santa Isabel, Cidade Alta, Novo Terceiro e Cohab Velha. Dados da Justiça Eleitoral indicam que na 1ª Zona Eleitoral, da qual o bairro Porto faz parte, do total de 101.363 eleitoras e eleitores aptos a votar, 9.624 pessoas ainda não fizeram o cadastramento biométrico, o correspondente a 9,4%. Por outro lado, 91.739 já estão com a situação em dia junto ao TRE-MT, cerca de 90,51% do eleitorado. Em Mato Grosso, 292.863 pessoas não possuem biometria, o equivalente a 11,68% do eleitorado.
Para o Mercado do Porto, o Cartório Eleitoral da 1ª ZE levou toda a estrutura necessária para o cadastramento biométrico de eleitores. São sete servidores da Justiça Eleitoral e seis kits biométricos. Cada kit eleitoral é formado por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para cenário e para o transporte de equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra a unidade móvel da Justiça Eleitoral de Mato Grosso estacionada em frente ao Mercado do Porto, em Cuiabá. O veículo é azul, identificado com a logomarca do TRE-MT e os principais serviços oferecidos, como alistamento eleitoral, regularização de pendências, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados e emissão de certidões. Ao fundo, é possível ver a fachada do mercado com placas que indicam seu nome e sua localização na capital mato-grossense. A final da matéria, tem uma galeria com mais fotos dos atendimentos.