Zonas Eleitorais de Rondonópolis promovem mutirões para ampliar a coleta biométrica

Atendimentos ocorrem nesta sexta (5) e sábado (6) e entre os dias 11 e 13 de dezembro, nos bairros Alfredo de Castro e Jardim Bispo Pedro Casaldáliga

Zonas Eleitorais de Rondonópolis promovem mutirões para ampliar a coleta biométrica

Eleitores e eleitoras do município de Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá) terão a oportunidade de regularizar a situação eleitoral e cadastrar a biometria até o fim do ano. A 10ª e a 46ª Zonas Eleitorais promovem mutirões nos bairros Alfredo de Castro e Jardim Bispo Pedro Casaldáliga, no município, a fim de ampliar a cobertura biométrica. Os atendimentos serão realizados na sexta-feira (5) e no sábado (6), na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) “Celson Antônio de Carvalho”, localizada na Rua Um, nº 1105, Residencial Alfredo de Castro. Enquanto na sexta-feira o mutirão vai das 8h às 18h, no sábado, a ação vai das 13h30 às 16h30. (Confira o cronograma completo ao término desta matéria). 

No atendimento, serão ofertados os serviços de alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão de dados cadastrais, emissão de segunda via e de guias para quitação de multas eleitorais, regularização do título e, sobretudo, o cadastramento biométrico. Vale lembrar que não é preciso morar nem votar no local do mutirão para ser atendido pela Justiça Eleitoral. Para esses mutirões conjuntos, os cartórios eleitorais vão levar toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores com conforto e comodidade. 

“Os mutirões são voltados para a população da região, a fim de facilitar o acesso aos eleitores que precisam dos serviços. Escolhemos esses bairros por serem populosos e distantes das centrais de atendimento ao eleitor”, destacou o servidor da 10ª Zona Eleitoral, Eduardo Luiz da Costa. Os postos eleitorais e as sedes dos cartórios estão a mais de 10 km dos locais dos mutirões. “A divulgação é feita em toda a região, com carros de som, faixas e mensagens enviadas às famílias dos alunos das escolas próximas”. 

 

Panorama Eleitoral  

Ambas as Zonas Eleitorais (ZE) têm sede em Rondonópolis. O eleitorado do município é composto por 171.745 aptos(as) a votar, de forma que 164.521 (95,79%) têm o cadastro da biometria. Por outro lado, 4,21% do total não realizou a biometria, o que equivale a 7.224 eleitores(as). 

Atualmente, a 46ª ZE possui um eleitorado de 92.823 pessoas. Do total, 89.360 possuem a biometria, enquanto faltam 3.463 (3,73%) eleitores(as). Já a 10ª ZE conta com 88.266 aptos(as) a votar, dos quais 84.059 (95,23%) realizaram o cadastramento biométrico e 4.207 (4,77%) ainda não realizaram o cadastro. 

 

Documentação  

Para buscar atendimento, o eleitor ou a eleitora deve ter em mãos um documento oficial com foto, na versão física ou digital, além do comprovante de residência atualizado. Em caso de homens maiores de 18 anos que desejam tirar o primeiro título, também é preciso levar o comprovante de quitação militar. 

 

Biometria 100%  

A iniciativa tem como objetivo promover mais acessibilidade, inclusão e praticidade no processo eleitoral. Ao diminuir a interferência humana e evitar fraudes, a biometria garante mais segurança aos eleitores e eleitoras durante a votação. O mutirão integra ainda o projeto “Biometria 100%”, que busca aumentar o índice de cadastramento biométrico no estado para, no mínimo, 98% em 2025. 

 

Cronograma de Mutirões com dias e horários: 

05/12 - Sexta-feira  

Horário: 8h às 11h30  

Local: Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) “Celson Antônio de Carvalho” 

Endereço: Rua Um, nº 1105, Residencial Alfredo de Castro 

 

06/12 - Sábado  

Horário: 13h30 às 16h30  

Local: Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) “Celson Antônio de Carvalho” 

Endereço: Rua Um, nº 1105, Residencial Alfredo de Castro 

 

11 e 12/12 - Quinta e Sexta-feira  

Horário: 8h às 11h30 

Local: Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Enézio Machado Vieira”  

Endereço: R. Julieta Kara José - Res. Bpo. Pedro Casaldáliga 

 

13/12 - Sábado  

Horário: 13h30 às 16h30  

Local: Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Enézio Machado Vieira” 

Endereço: R. Julieta Kara José - Res. Bpo. Pedro Casaldáliga 

 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)  

Crédito da imagem: Gcom da Prefeitura Municipal  

#PraTodosVerem: A imagem mostra uma visão geral feita por drone da EMEB “Celson Antônio de Carvalho”. A escola apresenta uma construção central em formato heptagonal (7 lados), com outras duas construções anexas. Ao lado, há duas caixas d’água. No fundo, há uma construção maior em comprimento e um ginásio. O telhado é feito com telhas de cerâmica. O pátio é de grama cortada com caminhos de concreto. As cercas são azuis.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento: Dias úteis - 7h30 às 13h30.

Política de privacidade

O Portal do TRE-MT utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.