Poxoréu recebe dois mutirões da Justiça Eleitoral nos dias 14 e 15 de agosto
Os mutirões eleitorais ocorrerão na Escola Estadual Professora Juracy Macedo e na Casa Lar Abrigo dos Idosos.

O eleitorado de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá) terá, nos dias 14 e 15 de agosto, a oportunidade de realizar o cadastramento biométrico em dois mutirões promovidos pela Justiça Eleitoral no município. Um deles será realizado na Escola Estadual Professora Juracy Macedo, nos dias 14 e 15. No dia 14, o atendimento ocorrerá das 8h30 às 15h, e, no dia 15, das 8h30 às 11h. O outro mutirão acontecerá também no dia 15, na Casa Lar Abrigo dos Idosos (CLAI), das 12h às 15h.
O público-alvo do mutirão na escola é a sociedade poxorense em geral, incluindo alunos da instituição com idade entre 15 e 18 anos, que poderão tirar o primeiro título de eleitor, com voto facultativo. A ação no abrigo será voltada exclusivamente ao público interno, ou seja, às pessoas que vivem na instituição. Além da identificação biométrica, serão oferecidos, em ambos os mutirões, os seguintes serviços: revisão cadastral, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via do título e geração de boleto para pagamento de multas eleitorais.
Os trabalhos são organizados pelo Cartório da 47ª Zona Eleitoral, que disponibilizará toda a estrutura necessária para o atendimento. A equipe será composta por dois servidores e dois kits biométricos, podendo ser ampliada, caso necessário. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura, e cases para cenário e transporte dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ser atendido(a), basta levar um documento oficial com foto e comprovante de endereço.
“Dados preliminares coletados pelo Juízo da 47ª Zona Eleitoral indicam que aproximadamente 35 alunos poderão ser atendidos na unidade escolar. A Casa Lar Abrigo dos Idosos possui um público de 21 moradores com idade entre 60 e 80 anos, dos quais 15 ainda não tiveram a biometria coletada. O mutirão na escola é aberto a toda a sociedade que precisa regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral”, informou o chefe do cartório da 47ª Zona Eleitoral, Wesley de Lima.
Panorama Eleitoral
Poxoréu está a 2% de alcançar a meta de 98% estabelecida para 2025 pela campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral. Entre os 142 municípios mato-grossenses, ocupa a 14ª posição em melhor desempenho no cadastramento biométrico no estado. O eleitorado local é composto por 14.568 pessoas, das quais 13.986 (96%) já fizeram a biometria, enquanto 582 (4%) ainda não realizaram a coleta. Entre as zonas eleitorais, a 47ª figura em segundo lugar no ranking estadual da coleta biométrica.
Quatro municípios mato-grossenses já superaram ou estão muito próximos de atingir os 100% de cadastramento biométrico, superando assim a meta mínima de 98% estipulada pela campanha: Ponte Branca (99,85%), Araguainha (99,83%), Vale do São Domingos (99,29%) e Indiavaí (98,17%). Outros três municípios estão a menos de 1% de alcançar a meta: Planalto da Serra (97,42%), Araguaiana (97,31%) e Jangada (97,03%).
A biometria adotada pela Justiça Eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove a acessibilidade e a inclusão, além de aumentar a confiança nos resultados das eleições.
Jornalista: Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra uma paisagem natural e urbana da cidade de Poxoréu, no estado de Mato Grosso, tendo ao fundo o imponente Morro da Mesa, uma formação rochosa de topo plano e coberta por vegetação. À frente, vê-se a cidade com casas de telhados avermelhados cercadas por áreas verdes, enquanto uma torre de comunicação se destaca no meio do cenário. A composição ressalta a integração entre natureza e urbanização em um ambiente de relevo característico e exuberante.