Justiça Eleitoral instala posto de atendimento ao eleitor na Expo Estudantil 2025, na Arena Pantanal
Eleitores e eleitoras podem procurar atendimento no horário das 13h às 18h para serviços como cadastramento biométrico, revisão, emissão de segunda via, mudança de domicílio, entre outros

Jovens eleitores são o foco do mutirão da Justiça Eleitoral durante a Expo Estudantil 2025, evento que ocorre nesta terça (26) e nesta quarta-feira (27), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está localizado no lado direito, após a entrada no estádio pelo portão A. O foco é o cadastramento biométrico de jovens a partir dos 15 anos para o alistamento eleitoral (1º título), mas os serviços estão disponíveis a todo o eleitorado, incluindo transferência de domicílio, segunda via do título de eleitor, emissão de guias para pagamento de multas, regularização da situação eleitoral, entre outros. O atendimento vai das 13h às 18h.
A instalação do posto de atendimento da Justiça Eleitoral na Expo Estudantil nasceu de uma interlocução feita pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, junto ao secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, nesta segunda-feira (25), durante a 2ª edição do Encontro dos Grêmios Estudantis de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
“A participação política é muito importante, assim como o valor do voto, mas, mais do que isso, é ter consciência. Espero que aproveitem este evento e participem ativamente dos grêmios estudantis. Eu mesma já fui membro de um grêmio estudantil e sei o quanto esse espaço é fundamental para a formação cidadã”, disse a magistrada no evento, que reuniu representantes de grêmios estudantis de 228 escolas estaduais de todos os 142 municípios de Mato Grosso.
Rosiane Moreira, de 56 anos, professora da rede estadual de ensino em Cuiabá, conta que, ao ver o posto de atendimento, decidiu fazer o cadastramento biométrico. “Assim que cheguei, visualizei o posto. Então, pela facilidade, decidi fazer a minha biometria. Por conta da pandemia, não consegui fazer antes o cadastramento biométrico. Foi uma facilidade”, afirma. Já Matheus Gomes, de 24 anos, professor da Escola Estadual Leônidas Antero de Matos, fez a mudança de domicílio. Assim como Rosiane, viu a placa do posto e procurou atendimento.
Representantes do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Profª Neide Enara Sima, de Monte Verde (940 km de Cuiabá), as estudantes Ana Eloíza, de 16 anos, e Maria Isabelly, de 17, fizeram o primeiro título de eleitor. Ana conta que somente as duas foram à capital por fazerem parte do Grêmio, mas que pertencem a turmas e turnos diferentes. “Foi muito rápido. Achei que era mais burocrático e demorado, mas foi melhor do que pensei”, diz Ana. Já Maria comentou: “Achei que precisava de pai e mãe, mas não. Foi bem rápido”.
O Cartório da 1ª Zona Eleitoral levou para a Expo Estudantil 2025 toda a estrutura necessária ao atendimento dos eleitores. Quatro servidores operam quatro kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor já deixe o mutirão com o título eleitoral em mãos e a indicação para baixar o e-Título, documento eleitoral digital com foto.
“Pelo fluxo de pessoas, pela movimentação, a gente espera ter um bom atendimento. Estamos confiantes em uma grande procura. Aqui é possível fazer o alistamento, regularização do título, mudança de endereço e transferência. O TRE-MT está pronto para atender e orientar o eleitor em qualquer situação”, disse o técnico judiciário Valdecyl Guimarães de Oliveira, um dos quatro atendentes do posto do TRE-MT na Arena Pantanal.
O evento é promovido pela Seduc em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT). O tema é “O futuro é agora” e busca fortalecer o protagonismo juvenil, oferecendo aos estudantes da rede estadual atividades como testes vocacionais, exposição de profissões e espaços de interação em diferentes áreas do conhecimento. A programação inclui palestras sobre protagonismo, empreendedorismo, autodisciplina, motivação, liderança, entre outros assuntos.
Alunos de mais de 500 escolas participam do evento.
Estagiária Laís Guilherme
(sob supervisão do jornalista Anderson Pinho)
#PraTodosVerem – A imagem mostra o posto de atendimento do TRE-MT com dois servidores atendendo duas alunas de uniforme estudantil. No local, há equipamentos de captura de imagem, como anéis de luz com câmeras acopladas, indicando que se trata de um mutirão para identificação e cadastramento biométrico. O ambiente está movimentado, com outras pessoas ao fundo aguardando atendimento, em sua maioria alunos.