JUÍNA: Mutirão promove 140 atendimentos em aldeia indígena

Ação ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

TRE-MT MUTIRÃO ELEITORADO INDÍGENA EM JUÍNA

Aproximadamente 140 atendimentos a eleitores e eleitoras indígenas foram realizados pela 35ª Zona Eleitoral, com sede em Juína, nos dias 07 e 08 de fevereiro. O mutirão ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado no último dia 07/02. A ação contou com a parceria da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), por meio da Coordenadoria Regional do Noroeste, que forneceu veículos e motoristas.

 

Os atendimentos ocorreram na aldeia indígena Kotakowinakwa Doloikwa (antiga Halataikwa), da etnia Enawenê-nawê, localizada no município de Juína, com a coleta da biometria. Foram oferecidos serviços de alistamentos, transferências de domicílio eleitoral e revisão (atualização).

                

Segundo o juiz titular da 35ª Zona Eleitoral, Vagner Dupim Dias, o mutirão teve como objetivo ampliar o acesso do eleitorado indígena aos serviços. “É missão da Justiça Eleitoral garantir a todos e todas o pleno exercício da soberania popular mediante o sufrágio, reafirmando, assim, a vigência do estado democrático de direito em nosso País”.

 

Ao todo, o município de Juína possui 33.852 pessoas aptas ao voto, das quais 59 se declararam indígenas.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto de uma eleitora indígena sendo atendida, ela está sentada com um fundo branco atrás e, à frente, tem uma máquina fotográfica ligada a um computador que faz a captação da imagem dela para o cadastro eleitoral.

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30