Justiça Eleitoral de Mato Grosso debate soluções em cibersegurança

A reunião tratou, também, das ferramentas de tecnologia em desenvolvimento para auxiliar na gestão da Justiça Eleitoral e no atendimento ao eleitor

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra um pessoa digitando em um teclado e ao lado está "Ciber-segu...

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizou a primeira reunião do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti) e do Comitê de Cibersegurança nesta quarta-feira (17.04) neste ano de 2024. O objetivo é garantir a segurança dos dados digitais sob responsabilidade da Justiça Eleitoral, assim como definir as metodologias de atuação em eventuais ataques e crises na área de tecnologia. A reunião foi coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella.

“Nós sabemos o risco dos ataques cibernéticos. A gestão tem destacado muitos esforços para criar um ambiente com segurança tecnológica, e isso não depende apenas dos profissionais de T.I., mas sim de todos os servidores da Justiça Eleitoral. Todos temos que tomar cuidado, seja com a utilização de um pen drive externo, o acesso a um link ou site suspeito. Sem perceber, a falta de atenção do usuário pode gerar uma porta para um ataque cibernético. É isso que precisamos conscientizar os servidores”, destacou o magistrado.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Cândido, o período eleitoral é sempre uma preocupação para o setor. “A Justiça Eleitoral é atacada todo os dias, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso não é exceção. A informática do sistema eleitoral acaba sendo integrada, então todos os TREs são atacados para tentar chegar no sistema central do TSE. Temos conseguido impedir o acesso a todos os nossos sistemas, mas precisamos manter a vigilância”.

A reunião teve início com a apresentação do levantamento da situação do Tribunal em relação aos investimentos em cibersegurança, as soluções de cibersegurança adquiridas (dificuldades e desafios), a relação entre cibersegurança e as eleições, e por último a estratégia nacional de cibersegurança.

Soluções em T.I.

Além do aspecto da segurança, a reunião tratou das ferramentas de tecnologia em desenvolvimento para auxiliar na gestão da Justiça Eleitoral e no atendimento ao eleitor. “Foi apresentado o andamento para implementar o atendimento integrado de todas as plataformas do Tribunal Regional Eleitoral. Queremos que todos os comentários feitos em nossas redes sociais, em nossos canais de comunicação sejam direcionados de forma automática para mesma central, com processo atualizado de monitoramento, para que todos os eleitores possam ser atendidos por qualquer meio em que a Justiça Eleitoral esteja”, destacou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.

A próxima reunião do Ceti deve ser realizada no mês de agosto, mais próximo da Eleição municipal.

Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30