Cidadania na Terceira Idade: Cartório Eleitoral de Campo Verde promove palestra e treinamento sobre o direito ao voto

Iniciativas como essa, promovidas pelo Cartório Eleitoral em parceria com instituições locais, são consideradas essenciais pois contribuem para a inclusão e participação ativa dos idosos na sociedade.

TRE-MT CIDADANIA TERCEIRA IDADE

Na última quarta-feira (10 de abril) o Cartório da 12ª Zona Eleitoral de Campo Verde/MT realizou uma palestra no Centro de Atendimento aos Idosos (CAI) do município, com o intuito de incentivar os eleitores da terceira idade a exercerem seu direito ao voto e promover debates sobre a importância da democracia, mesmo após o fim da obrigatoriedade de votar, além de prepará-los para as Eleições Municipais em outubro deste ano.

A ação, intitulada "Cidadania na Terceira Idade", contou com o apoio da Coordenadora do CAI, Ivanise Wayhs da Silva, que incluiu a palestra da Justiça Eleitoral na programação de eventos do centro. O objetivo principal foi ampliar o conhecimento desse público e garantir mais autonomia e segurança no exercício de seu direito ao voto, além de esclarecer dúvidas comuns, como a diferença entre voto branco e nulo, o cancelamento por ausência às eleições, entre outras questões relevantes.

Ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de realizar um treinamento prático com as urnas eletrônicas. “Essa parte prática foi especialmente importante, visto que muitos idosos enfrentam dificuldades na hora de votar. O treinamento visou proporcionar mais confiança e familiaridade com o equipamento e seu manuseio, bem como com o processo eleitoral, garantindo uma participação mais ativa e consciente nas próximas eleições”, ressaltou a chefe de cartório da 12ª ZE, Sheila Lopes Amorim.

O CAI é um espaço social que oferece atividades recreativas e culturais voltadas para o público da terceira idade. Iniciativas como essa, promovidas pelo Cartório Eleitoral em parceria com instituições locais, são consideradas essenciais pois contribuem para a inclusão e participação ativa dos idosos na sociedade.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

#DescriaçãodaImagem: Imagem contendo na parte superior uma faixa azul com a escrita CIDADANIA NA TERCEIRA IDADE a esquerda e a logo do TRE-MT a direita, abaixo duas fotos onde se vê o evento ocorrendo em um espaço amplo. Do lado esquerdo algumas cidadãs da terceira idade assistem uma explicação sobre a urna eletrônica. Já a outra foto a direita, se vê uma cidadã da terceira idade realizando uma votação simulada na urna eletrônica. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30