Cartório Eleitoral de Colíder faz 1º título de jovens e palestra sobre importância do voto
Atividade ocorreu em uma escola estadual, ao longo de três dias

Mais de 200 jovens foram atendidos durante ação realizada pelo cartório da 23ª Zona Eleitoral, na Escola Estadual Armando Pompeu de Barros, localizada em Colíder. A atividade, que contou também com uma palestra a respeito da importância do voto, ocorreu entre os dias 16 e 18 de abril.
A unidade concentra a maior parte de estudantes com idade entre 15 e 17 anos, faixa etária que é o foco do alistamento eleitoral, ou seja, o ato de fazer o primeiro título de eleitor. A ação teve início com a palestra ministrada pela juíza da 23ª Zona Eleitoral, Paula Tathiana Pinheiro, no dia 15/04, na qual abordou a importância do voto como instrumento da cidadania.
“A ação junto às escolas foi idealizada pelo nosso chefe de cartório, Carlos Gomes, em face da grande quantidade de alunos e alunas na faixa etária permitida para o alistamento eleitoral. A partir de então, realizamos um encontro apresentando a importância do voto aos adolescentes e vimos uma boa adesão. O objetivo principal é assegurar uma maior participação, bem como transmitir confiança no processo eleitoral”, destacou a magistrada.
Ela também reforçou a relevância de os estudantes não somente se alistarem, mas irem de fato nas urnas para o exercício do voto. Para isso, foram convidados e convidadas, via representantes do grêmio estudantil, a acompanharem o processo de preparação das urnas e a apuração. Como resultado, foram feitos 210 atendimentos da Justiça Eleitoral, ao longo dos três dias.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Imagem com fundo azul e efeito degradê e sobre ele, à direita, tem duas fotos da palestra e do atendimento na escola, com o texto 23ª ZONA ELEITORAL – COLÍDER. À esquerda, tem mais uma foto de uma jovem eleitora segurando o título ao lado da juíza eleitoral. Na parte superior esquerda, sobre uma faixa azul escuro, tem o texto JOVEM ELEITOR e à direita, tem a marca do TRE-MT.