TRE-MT marca presença no 3° Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação

Maior evento de inovação do Poder Judiciário do país

TRE-MT  marca presença no 3° Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação

Criado pelo consórcio de Tribunais do Rio Grande do Sul, o 3º FestLabs, Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário teve como temática principal "Inteligências para a Inovação". Dividida em três eixos de discussão da inteligência: a humana, a artificial e a colaborativa, o evento aconteceu em Porto Alegre - RS e teve dois dias de duração com apresentação de pesquisas, painéis, oficinas e palestras. 

Com uma comitiva formada por quatro servidores: Maria Eliane da Secretaria de Administração e Orçamento, Weber Andrade da Secretaria Judiciária, Franklanio Maciel da Assessoria de Planejamento e André Luiz Emidio da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica, o TRE-MT marcou presença no encontro. Para André Emidio, o  FestLabs “cria um espaço de compartilhamento de experiências e fomento de parcerias entre os laboratórios de inovação do Poder Judiciário, independente do ramo de justiça”.  

Esse é o maior evento de inovação do Poder Judiciário do país. “Considerando que o laboratório de inovação do TRE-MT, Agora Quando LAB, está em fase de estruturação, participar desse evento foi uma oportunidade ímpar de conseguirmos aprender com quem já fez, para dinamizarmos esse processo internamente” reforça Emidio. 

Uma das pesquisas apresentadas, por exemplo, foi a do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Hironobu Sano. Ele mostrou que cerca de 80% dos servidores e magistrados desconhecem a existência de laboratório de inovação nos locais onde atuam. O que, segundo ele, pode ser solucionado a partir de ações comunicativas internas e externas. 

Organizado de forma conjunta por cinco tribunais de diferentes ramos: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS), Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e Justiça Federal no Rio Grande do Sul. Na edição passada, segundo a própria organização, mais de 400 servidores e magistrados participaram. 

Neste ano, o encerramento do evento foi marcado pela publicação de um Manifesto  construído de forma colaborativa. No documento, há o registro de valores do evento, como: a colaboração, a diversidade e a humanização. Além de trazer a missão de promover conexão, colaboração e cultura de inovação entre laboratórios. 

Texto: Maryelle Campos

#PraTodosVerem: Na imagem tem 4 servidores, sendo três homens e uma mulher. Da direita para a esquerda está um homem alto de terno azul e óculos, ao lado dele um homem de camisa social branca, de menor estatura, ao lado dele um servidor de camisa social azul e óculos da mesma altura. Ao lado dele a servidora com traços asiáticos de blusa e calça rosa. Todos estão sorrindo e com o crachá de identificação do evento.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento:

Dias úteis - 07:30h às 13h:30;