“O SoleTRE está me fazendo abrir para o mundo agora”, diz aluno durante cerimônia de diplomação

Na 5ª Edição do Programa SoleTRE, 40 alunos foram alfabetizados.

TRE-MT SOLETRE 2023

“O SoleTRE está me fazendo abrir para o mundo agora. Estou aprendendo porque os professores têm calma e são muito eficientes. Hoje em dia eu escrevo bom dia, boa noite no celular. Eu não sabia nada. Graças a Deus estou feliz. A professora me chamou um dia para escrever no quadro e eu tava feliz e escrevi a palavra felicidade”. Esse depoimento é Moacyr Solano, aluno do Programa SoleTRE, que junto com outros 39 formandos, recebeu o diploma de conclusão do curso de alfabetização em cerimônia realizada no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, nesta quinta-feira (30). Assista aqui a cerimônia na íntegra. 

O Programa SoleTRE é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do TRE-MT que tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos e assim, promover a inclusão social, despertar a cidadania e reduzir o quantitativo de eleitores analfabetos no cadastro eleitoral.  A iniciativa já está na sua 5ª edição e, desde sua implementação em 2019, foi responsável pela alfabetização de 218 cidadãos. As aulas são ofertadas duas vezes na semana, durante o período de 4 a 5 meses, e todo conteúdo é ministrado por servidores voluntários. 

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ressaltou a importância do Programa na vida dos beneficiados e disse que a inciativa precisa se expandir para o interior do Estado, com a atuação das zonas eleitorais. “As pessoas muitas vezes assinam documento sem saber do que se trata, quantos não são tapeados, em razão do analfabetismo?. Então, o SoleTRE é um Programa que temos a satisfação de apoiar. Em 1970 atuei em uma escola da zona rural e tive a felicidade de lecionar no movimento de alfabetização. Lembro-me de ter ficado feliz em ver uma pessoa de 70 anos querer, aprender a escrever o próprio nome e o dia que ela conseguiu se sentiu feliz, pois sabia que sua identidade estava reconhecida. Nós, do Tribunal, temos a obrigação de segurar na mão do cidadão e trazê-lo para junto de nós de uma forma em que possa realmente garantir sua cidadania, de votar sabendo em quem está votando e não de ser conduzido pelas mãos de pessoas que se aproveitam dessa fragilidade para induzi-lo a votar em quem sequer conhece”.

A vice-presidente do TRE-MT e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, ressaltou que saber ler não é uma questão de querer, mas de oportunidade. “Nós que tivemos oportunidade temos o compromisso em promover a alfabetização. Quero agradecer os coordenadores e professores desse Programa, que são voluntários e se dedicam por amor e agradecer também aos alunos e alunas, que tiveram, primeiro: a força, a coragem de dizer que são analfabetos e que queriam mudar essa realidade, queriam aprender e ficaram até o final. Isso para mim é de uma alegria absoluta. Espero que na próxima edição tenhamos mais alunos e voluntários”.

Pensando nos alunos do SoleTRE já alfabetizados, o Programa ganhou mais um reforço social com a assinatura de um Termo de Cooperação entre o TRE-MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A parceria tem como objetivo oferecer cursos e oficinas visando a capacitação profissional e o bem-estar das alunas e dos alunos do Programa. Foram abertos cursos de make social e tranças.

Formanda dessa 5ª edição, Nemésica Santos de Melo agradeceu as professoras, a quem chamou de herói e aproveitou para dizer que quer aprender cada vez mais e para isso se inscreverá na próxima edição. “Agradeço a Deus que faz tudo por nós e aos professores bons que estão nos ajudando. São heróis. Estou alegre e satisfeita. Se tiver a oportunidade, eu venho de novo porque quero aprender mais. A primeira coisa que aconteceu de bom na minha vida foi isso aqui”.

A cerimônia de diplomação da 5ª edição do Programa SoleTRE contou com a presença de diversas autoridades do Tribunal que fizeram questão de participar da iniciativa e entregar nas mãos dos formandos e formandos os certificados de conclusão do curso. Participaram do evento, os juízes-membros, Jackson Francisco Coleta Coutinho, José Luiz Leite Lindote, Edson Dias Reis e Ciro José de Andrade Arapiraca. Também marcaram presença os juízes auxiliares da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella e da CRE-MT, Antônio Veloso Peleja Júnior.  

 Jornalista: Andréa Martins Oliveira

#DescriçãodaImagem: Imagem contendo na parte superior e inferior uma faixa verde, sendo que na parte superior está a palavra SoleTRE e na inferior a logo do TRE-MT. Na parte central da imagem ocupando todo o espaço está a foto oficial da cerimônia, nela estão todos os participantes da solenidade. 

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30