Projeto Democracia Multilíngue é compartilhado em evento de boas práticas do TSE

Iniciativas foram detalhadas como forma de disseminar e inspirar novos projetos

TRE-MT DEMOCRACIA MULTILÍNGUE NO EVENTO DE BOAS PRÁTICAS TSE

O projeto Democracia Multilíngue, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), foi apresentado no 1º Boas Práticas JE – Compartilhando o Sucesso. O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (22.03), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em formato online.

 

Outras duas iniciativas, “Eleições parametrizadas nas aldeias Maxakali”, do TRE-MG, e “Ciclo de atendimentos itinerantes 2021-2022: Ribeirinhos, povos indígenas e quilombolas”, do TRE-PA, também foram compartilhados. O objetivo foi promover a troca de conhecimentos de projetos e ações realizadas pelos Tribunais Regionais, a fim de disseminar boas práticas.

 

Iniciado em junho de 2022, o Democracia Multilíngue tem o objetivo de incentivar a inclusão de povos indígenas e participação no processo eleitoral. Durante o lançamento, no ano passado, foram entregues cartilhas contendo informações sobre as eleições, a democracia e a cidadania nas versões em português e nos idiomas Pareci e Bororo para as respectivas etnias.

 

A apresentação foi feita pelo juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-MT, Antônio Veloso Peleja Júnior, que ressaltou o trabalho realizado pela gestão e servidores(as) do Tribunal e indígenas que atuaram como tradutores. “É importante frisar também que este é um projeto de muitas mãos, notadamente os indígenas que traduziram, auxiliaram e receberam muito bem a iniciativa, bem como a parceria da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Polícia Federal”.

 

O magistrado explicou ainda que há comunidades que, por características próprias, são mais isoladas, o que foi levado em consideração para definir as etnias que seriam contempladas neste primeiro momento. “Mas, a ideia é que o projeto prossiga e abranja outros povos indígenas de Mato Grosso. Para isso, contamos com a interlocução da Funai”, acrescentou o juiz auxiliar da Corregedoria. 

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem da tela de computador em que aparecem, à direita, a tradutora de Libras, acima, e o juiz auxiliar da Corregedoria do TRE-MT, abaixo. À esquerda, aparece a apresentação exibida no evento, que contém informações sobre o projeto Democracia Multilíngue.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30