Dirigentes da EJE-MT participam de Encontro Nacional do CODEJE

Evento discute o papel das Escolas Judiciárias Eleitorais no fomento à diversidade na política

TRE-MT ENCONTRO NACIONAL DO CODEJE

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), juíza Ana Cristina Silva Mendes, e o vice-diretor, Eustáquio Inácio de Noronha Neto, participam do XIX Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), realizado entre os dias 15 e 17 de março, no Recife (PE). A secretária da EJE-MT, Janis Eyer Nakahati, também está participando do evento.

 

Com o tema central “O Papel das Escolas Judiciárias Eleitorais no Fomento à Diversidade na Política”, o encontro visa dar continuidade aos assuntos tratados na edição anterior e buscar meios de incentivo à ampla participação cidadã no processo eleitoral. Para isso, reúne diretores(as), coordenadores(as) e demais colaboradores(as) das EJEs, bem como assessores(as) de comunicação social da Justiça Eleitoral, promovendo o alinhamento de estratégias e diretrizes, de modo a mobilizar atores locais e fazer frente aos atuais desafios da democracia brasileira.

 

A programação do XIX Encontro Nacional do CODEJE, inclui, dentre outras atividades, o compartilhamento de boas práticas; painel sobre a participação de mulheres na política; apresentação do curso Compliance Antidiscriminatório (instituto Enegrecer – PE); apresentação do relatório de trabalho das EJEs; roda de diálogos entre diretores(as) das EJEs.

 

A diretora da EJE-MT ressaltou que o encontro pautou questões atuais e importantes, como a necessidade de fomentar a inserção de mulheres na política e de diversos públicos minorizados. “Foram discutidas ações para que todos(as) possam não somente eleger, mas serem eleitos(as) também, na busca de uma política mais diversificada. O cenário político que se descortinou nas Eleições 2022 mostrou essa diversidade política que tem se apresentado cada vez mais. Temos momentos de muita análise, troca de conhecimentos e compartilhamento de ideias que fazem esse evento ser excelente”, frisou a magistrada Ana Cristina Silva Mendes, que também é juíza-membro substituta do TRE-MT.

 

Na avaliação do vice-diretor da EJE-MT e juiz-membro na categoria jurista, o evento é uma oportunidade para absorver conhecimento e trocar experiências com várias EJEs de outros Tribunais Regionais Eleitorais. “O Encontro do CODEJE tem uma programação muito rica, em especial temas como a perspectiva de gênero na política, a educação digital, políticas antidiscriminatórias, entre outros. Certamente, voltaremos ao TRE-MT com muito mais conhecimento e possibilidade de implementar novos projetos”, destacou Eustáquio Inácio de Noronha Neto.

 

Combate à Desinformação

 

Além de acompanhar alguns dos painéis, os representantes das assessorias de comunicação participam da segunda etapa do curso de Combate à Desinformação, ministrado pelas professoras Sabrina Almeida (doutora em ciência política, pesquisadora e professora da FGV) e Maria Sirleidy Cordeira (linguista da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV).

 

No último dia do encontro, será redigida a Carta CODEJE Recife 2023, contendo as deliberações e os encaminhamentos mais relevantes dos três dias de trabalho. A carta será assinada por todos(as) os(as) diretores(as) das EJEs participantes.

 

O evento é sediado pela Escola Judiciária Eleitoral Des. Virgílio Marques Carneiro Leão, do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), dirigida pela desembargadora eleitoral Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto em que aparecem os participantes do Encontro Nacional do CODEJE, com destaque para os dirigentes da EJE-MT, e atrás deles tem um quadro com a pintura de um beija-flor e algumas flores.

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30