Alunos(as) do Colégio Fato participam de visita guiada à Justiça Eleitoral de MT

A atividade contemplou 67 jovens do 9º ano do Ensino Fundamental

TRE-MT VISITA GUIADA COLÉGIO FATO - CAPA

Estudantes do Colégio Fato, unidade do Coxipó, em Cuiabá, tiveram uma aula de História diferente na manhã desta sexta-feira (31.03). Eles(as) participaram da visita guiada ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que faz parte do projeto Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT). Compareceram 67 jovens, que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental.

 

A visita teve início no Memorial da Justiça Eleitoral, na Casa da Democracia, que contém documentos e objetos históricos, urnas antigas e as eletrônicas de modelos mais recentes, além de painéis com informações. No local, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, fez um resgate sobre a história do voto e da democracia no Brasil e também tirou dúvidas dos(as) estudantes. Depois, foi o momento do professor de História, Maurim Rodrigues Costa, ministrar a aula, ainda dentro do Memorial. Em seguida, eles(as) conheceram o Depósito de Urnas, onde aprenderam sobre o funcionamento dos equipamentos eletrônicos e a segurança das eleições.

 

O vice-diretor da EJE-MT, juiz-membro Eustáquio Inácio de Noronha Neto, ressaltou a importância da atividade. “Os jovens precisam conhecer a história da sua própria cidade, do seu próprio estado e da democracia, para que eles possam ser melhores cidadãos e cidadãs, melhores pessoas no futuro e, também, entender todo o processo eleitoral. Até para poder fazer críticas com embasamento. O TRE-MT está de portas abertas para a população e, sempre que possível, por meio da EJE, trazemos os(as) alunos(as) para conhecerem mais sobre a democracia e a história da Justiça Eleitoral”.

 

Segundo o professor de História, Maurim Rodrigues Costa, a visita integra o projeto Cuiabando, realizado pelo Colégio Fato em comemoração ao aniversário de Cuiabá, que será celebrado no dia 08 de abril. “É uma oportunidade que temos de conhecer parte da história da nossa capital, e como eles(as) estão em uma idade já próxima de fazer o primeiro título de eleitor(a), a gente se preocupa com isso. Diante do momento que estamos vivendo, acho extremamente importante falar da questão do voto, porque eles(as) são o futuro e, quiçá, serão também administradores(as) da nossa cidade. O TRE-MT está de parabéns por realizar essa atividade”, elogiou.

 

Passado e futuro

 

Lívia Campos tem 14 anos de idade, mas ressaltou que pretende fazer o título assim que completar 16 e que a visita à Justiça Eleitoral foi muito importante. “Acho muito interessante, pelo fato de conhecermos a história e a democracia, porque nos próximos anos vamos votar. Então, precisamos ter esse conhecimento para saber como foi no passado a história da eleição, até o presente, para conseguir ter uma noção de como será o futuro”.

 

Com a mesma idade, Davi Souza de Lima avaliou a visita como uma oportunidade de expandir assuntos que, às vezes, não são abordados em sala de aula. “É uma experiência muito boa trazer os(as) alunos(as) do 9º ano que vão começar a ter idade para votar para termos conhecimento da história da política brasileira e das eleições. Quero poder contribuir com nosso país, porque eu tenho consciência de que todas as pessoas podem votar, é nosso dever escolher quem vai governar e contribuir positivamente com a população”.

 

Já Yasmin Yuki, que vai completar 15 anos em breve, disse que a visita foi interessante e que faltam mais iniciativas como essa no Brasil. “Falta aquela questão de conhecer os princípios desde agora, na atualidade, e ter consciência em quem você vai votar. Vou fazer o título assim que puder, porque sou futuro do país e eu decido, juntamente com os(as) demais, como vai ser esse futuro”, frisou.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Foto em que os alunos e alunas do Colégio Fato estão sentados, de costas para a câmera e de frente para o professor, que tem no fundo um uma parede do Memorial Eleitoral, desenhada com imagens de Mato Grosso. Também estão escritas informações sobre a história do voto e da política no Brasil.

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30