TRE-MT realiza 503 atendimentos durante mutirão indígena em Água Boa e Nova Nazaré

TRE-MT participa do Mutirão Defensoria Até Você - Edição Indígena, atendendo indígenas de 43 aldeias em Água Boa e Nova Nazaré. Foram realizados 503 atendimentos, incluindo cadastro biométrico, facilitando o acesso ao voto e garantindo direitos eleitorais para a população indígena da região.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) foi um dos parceiros do Mutirão Defensoria...

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) foi um dos parceiros do Mutirão Defensoria Até Você - Edição Indígena, realizado entre os dias 22 e 26 maio. Ao todo, a Justiça Eleitoral realizou 503 atendimentos nas cidades de Água Boa e Nova Nazaré. O mutirão atendeu indígenas de 43 aldeias da região. 

“Nós realizamos o cadastro biométrico dos eleitores indígenas. Eles foram os primeiros do município de Nova Nazaré a terem as biometrias coletadas. Logo iniciaremos campanhas para a população em geral também terem sua identificação biométrica confirmadas”, destacou o, chefe do Cartório da 30ª zona eleitoral, Wyllem Guimarães da Silva. 

“Nós temos uma preocupação especial com o direito do voto da população indígena devido a grande dificuldade que é a centralização de um ponto de votação. Criamos uma sessão eleitoral dentro da principal aldeia deles em Nova Nazaré. A distância da entrada dessas aldeias até cidade, que seria a sessão mais próxima, é de 130 quilômetros aproximadamente, então a gente criando essa sessão facilitou muito o acesso desses leitores ao voto”, explicou o chefe de cartório. 

O Mutirão Defensoria Até Você é organizado pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, e ainda conta com a participação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Politec, Receita Federal, INSS, Cartório 2º Ofício de Água Boa, Prefeitura de Nova Nazaré, Prefeitura de Água Boa e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

O Cacique Geral da Terra Indígena Areões, Silvério Tserebura Tserenhibru Xavante, ressaltou a importância da presença da Defensoria Pública e dos parceiros do mutirão na região, uma vez que os indígenas enfrentam dificuldades por não possuírem símbolos de identificação. Ele expressou sua gratidão pelos serviços prestados: "O trabalho de vocês é muito importante e eu quero só agradecer por vocês terem vindo e por terem atraído os povos indígenas".

 

Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

1/ Galeria de imagens
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30