Excelência reconhecida: Zonas eleitorais premiadas marcam presença no E-Lab 65/66

Em 2023, o Prêmio Esemplare reconheceu as zonas eleitorais que se destacaram pela excelência em diversos segmentos, como atividade processual, eleições, dados e cadastro, e atividade administrativa. Os cartórios que obtiveram uma excelente pontuação participam do E-Lab.

TRE-MT ESEMPLARE E-LAB
Excelência reconhecida: Zonas eleitorais premiadas marcam presença no E-Lab 65/66

As dez zonas eleitorais vencedoras do Prêmio Esemplare 2023 foram selecionadas para participar do Encontro de Laboratórios de Inovação do Setor Público (E-Lab 65/66), que ocorrerá de 29 a 31 de maio na Sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, uma das instituições organizadoras do evento, priorizou a participação dos cartórios eleitorais que obtiveram uma excelente pontuação no Prêmio Esemplare, como forma de reconhecimento pela excelência de seus trabalhos e para estimular o contínuo avanço nessa área.

O encontro será realizado em formato híbrido, com parte presencial e parte virtual, e terá uma programação abrangente, incluindo palestras, mesas de debate e apresentações durante o período da manhã, no espaço Gervásio Leite, situado no TJ-MT. Essa parte da programação será aberta ao público, que poderá acompanhar o evento pelo canal oficial do TJ-MT no YouTube. Acesse aqui. Durante o período da tarde, as oficinas serão realizadas totalmente presenciais na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, exclusivamente para os inscritos, que incluem magistrados e servidores que trabalham com ferramentas de inovação. Para a parte presencial, as instituições parceiras na realização do evento tiveram direito a um número específico de vagas, no caso do TRE-MT foram 25 vagas e destas, 10 foram destinadas as zonas eleitorais vencedoras do Esemplare 2023.

"O E-Lab 65/66 será um evento extraordinário para discutir e promover a inovação no setor público, atendendo às demandas da sociedade. Além disso, será uma oportunidade única de capacitar nossos servidores como laboratoristas e fomentar a cultura da inovação em todas as instituições envolvidas. Ao convidar os cartórios eleitorais vencedores do Prêmio Esemplare, reconhecemos o trabalho brilhante que realizaram, seja nas atividades processuais, administrativas ou na condução das eleições. Estamos confiantes de que esse encontro será um ambiente fértil para debater soluções e estimular o avanço contínuo em prol de um serviço público cada vez mais eficiente e inovador”, ressaltou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

Para ministrar os conteúdos, o encontro contará com a presença de especialistas em inovação, como Rodrigo Narcizo, especialista em inovação pública e membro da equipe de projetos da Agência Nacional de Aviação Civil; Mariana Zonari, Gestora de Inovação Jurídica do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (ÍrisLab); José Macedo, professor do Departamento de Computação da UFC e coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab); Rodrigo Faria, coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório de Minas Gerais (UAILab); e Aline Vieira Tomas, juíza responsável pelo projeto Simplificar 5.0, de Legal Design e Inteligência Artificial, do TJ/GO.

Em 2023, o Prêmio Esemplare reconheceu as zonas eleitorais que se destacaram pela excelência em diversos segmentos, como atividade processual, eleições, dados e cadastro, e atividade administrativa. Aquelas que obtiveram uma excelente pontuação no Esemplare partipam do E-Lab e são elas: 5ª ZE - Nova Mutum, 35ª ZE - Juína, 9ª ZE - Barra do Garças, 23ª ZE – Colíder, 38ª ZE - Santo Antônio de Leverger, 22ª ZE – Sinop, 15ª ZE – São Felix do Araguaia, 36ª ZE – Vera, 27ª ZE – Juara e 50ª ZE – Nova Monte Verde.

"Estou extremamente entusiasmada em participar do E-Lab 65/66, um evento de grande relevância para o aprimoramento e a inovação no setor público. A oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com especialistas renomados em inovação é enriquecedora. Tenho certeza de que essa imersão no universo da inovação proporcionará insights valiosos para aprimorar nossos processos internos e, consequentemente, melhorar o serviço prestado à população. Agradeço ao TRE por priorizar a participação das zonas eleitorais premiadas, reconhecendo nossos esforços e resultados”, ressaltou a chefe de cartório da 5ª ZE, Bianca Giordani Carlot Morais.

Além do TRE-MT, diversas instituições são parceiras na realização do encontro, incluindo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Governo do Estado, o Ministério Público Estadual (MP/MT) e a Assembleia Legislativa (AL/MT).

O E-Lab 65/66 proporcionará uma importante oportunidade de capacitação para magistrados e servidores que atuam diretamente nas atividades do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). Além disso, o evento está alinhado com a Resolução nº 395 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário. Essa iniciativa busca adotar metodologias ágeis e recursos tecnológicos para otimizar os processos de trabalho, aprimorar a prestação de serviços à população e colocar o usuário como figura central na execução do serviço público. O evento também está em consonância com a Meta Nacional 9, que busca estimular a inovação no Poder Judiciário por meio da realização de ações que promovam a cultura da inovação em suas diversas dimensões e sua interação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

#PraTodosVerem: Arte composta por três partes. Em cima em uma faixa pequena na cor azul escuro está a palavra RECONHECIMENTO e nesse mesmo espaço à direita a logo do TRE. Logo abaixo, está a logo do E-LAB 65/66. Abaixo dessa logo, está a logo do Prêmio Esemplare. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30