TRE-MT participa de Seminário Internacional de Segurança Cibernética em Brasília/DF

O evento reúne especialistas de renome mundial, líderes de tecnologia e juristas, e assim, proporciona um ambiente fértil para discutir as últimas tendências em segurança digital e estratégias para proteger a integridade das eleições.

TRE-MT SEMINÁRIO CIBERNÉTICO

No cenário cada vez mais digitalizado das Cortes Eleitorais, a segurança cibernética se tornou um tema central e urgente. Nesse contexto, o Seminário Internacional de Segurança Cibernética nas Cortes Superiores, que teve início nesta quinta-feira (24 de agosto), em Brasília, é um campo fértil para discussões e troca de experiências sobre a temática. O evento reúne especialistas de renome mundial, líderes de tecnologia e juristas, e assim, proporciona um ambiente fértil para discutir as últimas tendências em segurança digital e estratégias para proteger a integridade das eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou sua presença no Seminário. O juiz auxiliar da presidência, Aristeu Dias Vilella, o secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Cândido e o assessor do gabinete da presidência, Hernandesio de Lima, participam do Seminário.

A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta quinta-feira e contou com a presença de destacadas personalidades na área da tecnologia e segurança cibernética. João Fernandes, diretor de TI do Tribunal de Justiça da União Europeia, proferiu a Palestra Magna, traçando importantes perspectivas sobre a cibernética no contexto judicial.

Nesta sexta-feira (25 de agosto), o primeiro painel de discussões abordou a “Gestão em Segurança da Informação”, onde Tania Consentino, presidente da Microsoft no Brasil, compartilhou sua expertise sobre a “Alta Gestão em Cibernética” e Miriam Wimmer, diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), discutiu a “Gestão da Proteção de Dados”. Já a consultora em Segurança Cibernética – União Européia, Eneken Tikk, falou sobre Gestão em Segurança Cibernética e o assessor especial – ABRAC e AIEC abordou “Políticas Públicas de Certificações”.

Outro painel de destaque explorará o cenário de ataques cibernéticos, tendências, monitoramento e contramedidas. Patrício Correia, assessor do Gabinete de Sistemas e Tecnologia da Informação do Tribunal Constitucional de Angola, trará insights valiosos sobre o “Cenário da Segurança Cibernética”. Jeff Crume, engenheiro da IBM, discutirá a “Segurança de Dados: Ransomware e Criptografia”.

No período da tarde, o foco permanecerá na segurança cibernética, com discussões sobre “Segurança de Banco de Dados em Nuvem”, com a participação de Marco Righetti, diretor da Oracle América Latina, e “Resposta a Incidentes Cibernéticos”, apresentada por Cristine Hoepers, gerente geral do CERT.br.

Para encerrar o dia, o painel "Inovação com Academia e Iniciativa Privada" explorará as “Consequências Judiciais dos Ataques Cibernéticos”, com Luiz Augusto Filizzola D'Urso, advogado especializado em cibercrimes e Direito Digital, e a “Parceria Internacional” com Madan Oberoi, diretor executivo para Inovações Tecnológicas da INTERPOL.

 “Este Seminário representa um passo crucial na busca contínua pela integridade e segurança das eleições, à medida que o mundo abraça a era digital, lembrando-nos de que a proteção cibernética é fundamental para garantir a confiança no processo democrático”, ressaltou o juiz auxiliar da presidência do TRE-MT. Nesse mesmo sentido está a visão do secretário de TI do TRE-MT. “"Em um mundo cada vez mais digital, a segurança cibernética é essencial para garantir eleições justas e transparentes. A colaboração internacional e a inovação são nossas armas contra as ameaças digitais."

 Jornalista: Andréa Martins Oliveira

#PraTodosVerem: Imagem de fundo cinza claro com quadriculados no formato transparência, contendo uma faixa azul na parte superior com a palavra Segurança Cibernética, na parte central uma foto do juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, do secretário de tecnologia da informação e o assessor do gabinete da presidência no evento. Eles estão de pé, na frente da mesa de honra, onde há uma mesa e na sua frente uma faixa com o nome do Seminário e um data-show ao fundo. Ao lado dessa foto, consta outra faixa azul com os dizeres: Seminário Internacional de Segurança Cibernética nas Cortes Superiores. Na parte superior do lado direito, dentro da faixa azul consta a logo do TRE-MT. 

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30