Cartório Eleitoral de Barra do Garças implementa programa Voto Consciente

Iniciativa teve início na região com uma palestra realizada nesta quarta-feira (23.08)

TRE-MT VOTO CONSCIENTE NA 9ª ZONA ELEITORAL DE BARRA DO GARÇAS

A 9ª Zona Eleitoral, com sede em Barra do Garças, implementou o programa Voto Consciente, por meio da realização de palestras educativas em escolas da região. A primeira palestra ocorreu nesta quarta-feira (23.08), na Escola Estadual Senador Filinto Müller, com a participação de 52 estudantes a partir de 15 anos de idade.

 

A iniciativa, que é coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), visa despertar nos estudantes a consciência cívica, fortalecer os princípios éticos e estimular a participação política consciente, livre e democrática.

 

As palestras de sensibilização são umas das ações que compõem o programa Voto Consciente. Os temas abordados são: voto consciente; a importância da participação ativa no processo eleitoral; o eleitor jovem como cidadão capaz de mudanças políticas; entre outros.

 

Além do conteúdo teórico, os estudantes têm a oportunidade de votarem na urna eletrônica, simulando as Eleições Municipais, que ocorrerão no próximo ano, com orientação da equipe do Cartório Eleitoral.

 

As palestras são conduzidas pelo juiz eleitoral da 9ª ZE, Carlos Augusto Ferrari, que apresenta exemplos da importância da escolha informada e pensada. “Ao abraçarmos o voto consciente, estamos fortalecendo os alicerces da democracia e trabalhando juntos para um futuro melhor”, disse o magistrado.

 

A professora do Projeto de Vida do 1º ano, que acompanhou a palestra na Escola Estadual Senador Filinto Müller, Benedita Vilmaria, ressaltou a importância da iniciativa. “São de extrema importância palestras com esse tema, pois vão ao encontro dos assuntos debatidos em aula. Os jovens precisam dessas orientações para, motivados, exercerem sua cidadania”.

 

O chefe de Cartório, Wilian Bezerra Andrade, pontuou que “é comum a Justiça Eleitoral realizar atividades proativas visando sensibilizar jovens eleitores a participarem do processo eleitoral, realizando o alistamento e a votação. Essa é mais uma iniciativa que visa mobilizar a juventude para exercer a cidadania”.

 

As atividades do programa Voto Consciente realizadas pela 9ª Zona Eleitoral contam com o apoio da EJE-MT.

 

Confira o calendário das próximas palestras da 9ª Zona Eleitoral:

- 30/08, às 9h30: Escola Estadual São Miguel, município de Pontal do Araguaia;

- 1º/09, às 10h: Escola Estadual Heronides Araújo, município de Barra do Garças;

- 06/09, às 8h: Escola Estadual Francisco Dourado, município de Barra do Garças;

- 13/09, às 8h: Instituto Madre Marta Cerutti, município de Barra do Garças;

- 20/09 às 10h: Escola Militar Tiradentes, município de Barra do Garças;

- 25/09, às 8h: Escola Estadual Arthur Costa, município de Torixoréu;

- 29/09, às 9h: Instituto Federal de Mato Grosso, município de Barra do Garças;

- 17/10, às 8h: Escola Estadual Alexandre Leite, município de Ribeirãozinho.

 

Vale ressaltar que os horários destas palestras seguem o fuso de Brasília (DF).

 

 Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo contendo formas triangulares, em tons de cinza com efeito em transparência. Há duas faixas na cor verde, sendo que na superior está escrito CIDADANIA no canto esquerdo e no direito, tem a marca do TRE-MT. Na outra faixa verde, centralizada, à esquerda, consta a informação VOTO CONSCIENTE. À direita da faixa, tem uma foto maior com a imagem do juiz ministrando palestra aos alunos, que aparecem sentados de costas, e abaixo mais três fotos pequenas ilustrando os alunos com a urna e assistindo à palestra.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30