TRE-MT julga todas as prestações de contas de eleitos(as) antes da diplomação

Foram priorizados os processos referentes aos(às) titulares que serão diplomados(as)

TRE-MT SESSÃO PLENÁRIA DE 14-12-2022

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso concluiu os julgamentos dos processos de prestações de contas de todos(as) os(as) candidatos(as) eleitos(as) a cargos titulares no estado nas Eleições 2022. Até esta quarta-feira (14.12), o Pleno apreciou 34 prestações de titulares, em um esforço conjunto para a conclusão dos processos de eleitos(as) antes da cerimônia de diplomação, que ocorre nesta quinta-feira (15.12).

 

As contas de campanha, entre candidatos(as) titulares e suplentes eleitos(as) somam 47. Mas todos que concorreram a algum cargo no pleito deste ano tiveram que prestar contas dos gastos. A apresentação dos relatórios também é condição para que os(as) eleitos(as) sejam diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

 

Embora a desaprovação das contas não impeça o recebimento do diploma, foram priorizados os processos dos(as) eleitos(as), ou seja: 24 deputados(as) estaduais, 8 deputados(as) federais, um senador e um governador. No caso de Mato Grosso, todos(as) os(as) eleitos(as) apresentaram os comprovantes dos gastos com campanha.

 

O trabalho da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TRE-MT, bem como dos integrantes do Pleno e da Procuradoria Regional Eleitoral, foi enfatizado pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, em várias ocasiões, ao longo dos julgamentos. “O TRE-MT inovou este ano com a realização de fiscalizações concomitantes e de eventos de arrecadação, assim como na formação de um banco de precificação, que com certeza servirá de inspiração para outros Tribunais. Soma-se a isso a agilidade na apreciação destes processos, fruto do comprometimento dos juízes-membros que compõem o Pleno, dos servidores da Asepa, e da Procuradoria, tudo em prol do zelo pela correta aplicação de recursos públicos”.

 

Diplomação

 

A solenidade de entrega dos diplomas aos(às) candidatos(as) eleitos(as) será realizada pelo TRE-MT nesta quinta-feira (15.12), às 19h, no Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá. A cerimônia será restrita aos(às) 37 candidatos(as) que foram eleitos(as) no pleito deste ano aos cargos de governador e vice, deputados(as) estaduais, deputados(as) federais, senador e suplentes de senador. Cada um(a) destes(as) terá direito a um número limitado de convites.

 

Jornalista: Nara Assis

 

#PraTodosVerem: Imagem da tela da Sessão Plenária, transmitida online, na qual aparecem os integrantes da Corte Eleitoral e o tradutor de Libras.

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30