Justiça Eleitoral de MT inicia postagem com audiodescrição no Instagram

“Basta clicar na imagem do post que conteúdo é apresentado pela locutora”

audiodescrição tre

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso segue investindo em ferramentas de acessibilidade. A Justiça Eleitoral tem buscado implantar uma comunicação direta, simplificada e inclusiva, especialmente em suas redes sociais, meio em que dialoga diretamente com o eleitor. Nesta sexta-feira (18.06), o órgão realizou seu primeiro post com audiodescrição no Instagram. 

 São artes com informações importantes aos cidadãos que buscam os serviços do TRE-MT. Basta clicar sobre a imagem que a sua descrição é lida pausadamente. O recurso busca tornar mais fácil o acesso às informações por pessoas com capacidade reduzida de visão, sejam deficientes ou idosos, analfabetos ou com compreensão reduzida. A audiodescrição ainda amplia as possibilidades do usuário tradicional, que pode acompanhar as redes sociais da Justiça Eleitoral durante atividades físicas, por exemplo. 

 A audiodescrição no Instagram é um trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação do TRE-MT. “A Justiça Eleitoral precisa se comunicar de forma eficiente com todo cidadão, sem exceção. A sociedade precisa saber quais as atribuições da Instituição, seus serviços e como obtê-los. Temos que falar sobre o direito e deveres dos eleitores, sobre a importância da participação política, da fiscalização do processo eleitoral. Então iniciar mais este recurso, a audiodescrição, nos aproxima de alcançar esse objetivo”, destacou o presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

 A acessibilidade já é praticada desde 2019 no site do TRE-MT, a exemplo do TSE. No canto direito da página tem um círculo branco com fundo azul com uma imagem de uma pessoa com braços abertos. Ao clicar neste círculo, abrem-se quatro possibilidades de interação: Acessibilidade, Contraste, Libras e Voz.

 O recurso é chamado de Rybená Acessibilidade, foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). 

 

Daniel Dino

Com informações do site do TSE

 

#PraTodosVerem: Imagem com fundo azul claro com ondas em tons de azul claro e escuro. À direita, um homem preto, de olhos fechados, segura um aparelho celular próximo ao ouvido. No lado esquerdo, inclinado, o texto Comunicação Inclusiva. No canto superior direito, as logos do Facebook, Youtube, Tik Tok, Twitter e Instagram. No canto inferior direito, a logo do TRE-MT.

 

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30