Justiça Eleitoral de MT inicia postagem com audiodescrição no Instagram
“Basta clicar na imagem do post que conteúdo é apresentado pela locutora”
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso segue investindo em ferramentas de acessibilidade. A Justiça Eleitoral tem buscado implantar uma comunicação direta, simplificada e inclusiva, especialmente em suas redes sociais, meio em que dialoga diretamente com o eleitor. Nesta sexta-feira (18.06), o órgão realizou seu primeiro post com audiodescrição no Instagram.
São artes com informações importantes aos cidadãos que buscam os serviços do TRE-MT. Basta clicar sobre a imagem que a sua descrição é lida pausadamente. O recurso busca tornar mais fácil o acesso às informações por pessoas com capacidade reduzida de visão, sejam deficientes ou idosos, analfabetos ou com compreensão reduzida. A audiodescrição ainda amplia as possibilidades do usuário tradicional, que pode acompanhar as redes sociais da Justiça Eleitoral durante atividades físicas, por exemplo.
A audiodescrição no Instagram é um trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação do TRE-MT. “A Justiça Eleitoral precisa se comunicar de forma eficiente com todo cidadão, sem exceção. A sociedade precisa saber quais as atribuições da Instituição, seus serviços e como obtê-los. Temos que falar sobre o direito e deveres dos eleitores, sobre a importância da participação política, da fiscalização do processo eleitoral. Então iniciar mais este recurso, a audiodescrição, nos aproxima de alcançar esse objetivo”, destacou o presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
A acessibilidade já é praticada desde 2019 no site do TRE-MT, a exemplo do TSE. No canto direito da página tem um círculo branco com fundo azul com uma imagem de uma pessoa com braços abertos. Ao clicar neste círculo, abrem-se quatro possibilidades de interação: Acessibilidade, Contraste, Libras e Voz.
O recurso é chamado de Rybená Acessibilidade, foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).
Daniel Dino
Com informações do site do TSE
#PraTodosVerem: Imagem com fundo azul claro com ondas em tons de azul claro e escuro. À direita, um homem preto, de olhos fechados, segura um aparelho celular próximo ao ouvido. No lado esquerdo, inclinado, o texto Comunicação Inclusiva. No canto superior direito, as logos do Facebook, Youtube, Tik Tok, Twitter e Instagram. No canto inferior direito, a logo do TRE-MT.