Programa Voto Consciente: estudantes da Escola Estadual Estevão Alves Correia lançam suas propostas de campanha

Nesta segunda-feira (26/06), os alunos e professores da Escola Estadual Estevão Alves Correia participaram da cerimônia de lançamento do Programa Voto Consciente/2017 – que prevê a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar. Os alunos/candidatos dos cinco partidos apresentaram aos demais estudantes suas propostas de melhoria para a comunidade escolar, as quais já serão colocadas em prática desde a campanha.

Lançamento do Projeto Voto COnsciente 2017 na Escola Estadual Estevão Alves Correa.

Nesta segunda-feira (26/06), os alunos e professores da Escola Estadual Estevão Alves Correia participaram da cerimônia de lançamento do Programa Voto Consciente/2017 – que prevê a realização de uma eleição parametrizada no âmbito escolar. Os alunos/candidatos dos cinco partidos apresentaram aos demais estudantes suas propostas de melhoria para a comunidade escolar, as quais já serão colocadas em prática desde a campanha.

 
No dia 26 de outubro, os estudantes/eleitores irão às urnas para escolher o partido  com as melhores propostas e ações implementadas no período da campanha.
 
Veja as propostas:
 
O Partido da Cultura Esporte e Lazer (PCEL 82) se propõe a implementar no ambiente escolar competições esportivas diversas como Karatê, futebol, futsal e jogos eletrônicos, também serão realizadas ações culturais com a oferta de aulas de artes como música, desenho e dança, realização de sessões de cinema aos sábados e implantação da literatura divertida, disponibilizando livros mais modernos e atuais aos estudantes.
 
O Partido de Respeito às Diversidades (PRD 83) defendeu a realização de palestras e debates que discutirão temas como intolerância religiosa, racismo e homofobia, cartazes mostrando as grandes figuras negras da história. “Não estamos aqui para ganhar, estamos aqui para combater o preconceito. Respeito, respeito, respeito” finalizou o representante do partido.
 
Voltado para o bem-estar, o Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS 84)  propõe a realização do Dia D, um dia de comunhão e diversão entre os amigos, além de criação de uma área verde para que os alunos possam interagir durante os intervalos.
 
A criação de um grêmio estudantil, discussão sobre o uniforme e a luta pela implantação de internet wi-fi de qualidade e de uma rádio para dar voz aos estudantes são as propostas do Partido da Ética e Cidadania (PEC 81). Eles também querem trazer uma psicóloga para atendimento aos estudantes.”O PEC não é um partido que quer competir, queremos nos alinhar com os outros para o bem de todos os alunos”, encerrou o Partido.
 
O Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA 80) apresentou como proposta a implantação de uma horta visando à melhoria dos hábitos alimentares  além do cultivo de ervas medicinais, melhorias nos banheiros, coleta seletiva de lixo, além do plantio de árvores frutíferas como uma ação para garantir para os futuros estudantes o ambiente mais agradável, mas sua principal proposta é a limpeza e monitoramento dos terrenos baldios da vizinhança como medida preventiva da doenças transmitidas por mosquitos. “Junto à direção da escola e em parceria com os outros partidos, vamos melhorar o ambiente escolar”, esclareceu o líder do partido.
 
O Programa Voto Consciente continua hoje com o lançamento das campanhas partidárias na Escola Estadual Irene Gomes de Campos.
Veja o calendário para o lançamento do Programa:
Dia 22/06 – E.E Prof. Heliodoro Capistrano Silva
Dia 26/06 – E.E Estevão Alves Correia
Dia 27/06 – E.E Clêinia Rosalina Souza
Dia 28/06 – E.E Irene Gomes de Campos.
Dia 30/06 – E.E Elmaz Gattas Monteiro
 
Conheça o Programa:
 
O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc/MT com o objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
 
Para atingir seu objetivo, a iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores, a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.
 
As eleições parametrizadas acontecem em escolas públicas e, por ano, cinco unidades escolares são selecionadas. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representa um partido. As siglas partidárias já são definidas pelo Projeto e são elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).
 
Cada partido, dentro de sua temática, apresenta aos demais estudantes as propostas que serão defendidas durante a campanha eleitoral no âmbito escolar.
Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votarem  no partido que consideram ter apresentado a melhor proposta  para a melhoria da escola. Os membros do partidos eleitos são diplomados.
 
Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação tem o acompanhamento e a orientação da EJE, que inclusive realiza treinamento dos alunos que, durante as eleições, desempenharão a função de mesário.
 
Nestes seis anos (2011 a 2016), o projeto já beneficiou alunos de 30 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.
 
 
ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30