Serviço de intérprete de linguagem brasileira de sinais, áudio dos textos e comunicação em linguagem acessível

tre-pr rybena

Rybená

O portal do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos (audiodescrição) em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros, em todas as informações, notícias, e manifestações públicas disponibilizadas por meio do portal.

Essa ferramenta foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

Como funciona

No canto inferior direito da tela do computador estão localizados o ícone de acessibilidade representados uma pessoa de braços abertos dentro de um círculo azul. Ao clicar no ícone, abrem-se mais quatro ícones: acessibilidade, contraste, libras e voz.

ACESSIBILIDADE: O ícone acessibilidade, representado por uma pessoa de braços abertos, direciona para informações sobre ferramentas de acessibilidade do portal para as pessoas com necessidades especiais e àquelas com restrições motoras transitórias.

CONTRASTE: O ícone contraste, representado por um sol, permite a visualização das páginas do portal com contraste de cores, ficando o fundo do texto escuro e as as letras em cores claras.

LIBRAS: O ícone libras, representado por palmas de mãos, direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja ler e ter a tradução por Libras.

AUDIODESCRIÇÃO: O ícone voz, representado por um contorno de rosto lateral, também direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja e obter a leitura mediante voz sintética.

 

Legendas

Outro serviço que contribui a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva é o serviço de legendas do YouTube, visto que os vídeos do YouTube disponíveis no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso apresentam a opção de exibição com legendas.

Para visualizar as legendas, basta clicar no botão "Legendas/Legendas ocultas (c)" no canto inferior direito do vídeo, conforme demonstrado no seguinte passo a passo.

Vídeo institucional dirigido aos eleitores, veiculado na imprensa televisiva da região, sobre a revisão biométrica e o fechamento do cadastro para as eleições 2020. Campanha Biometria 2020.

Canal do Youtube - sessões plenárias

Legendas em fotos -  veja galeria de imagens histórica das sedes do Tribunal 

 

Tradução em Libras

Os servidores do TRE-MT recebem capacitação para se comunicar na Língua Brasileira de Sinais - Libras, a fim de oferecer atendimento especializado aos eleitores surdos. Veja matérias que trataram sobre essa capacitação:

TRE oferta capacitação em libras para servidores (2018)

Servidores concluem mais um curso de libras; próxima turma começa dia 31 (2013)

A tradução em Libras também é oferecida em grandes eventos, como o da diplomação de candidatos eleitos nas eleições gerais de 2018, ocorrida em dezembro daquele ano, em que o evento contou com tradução instantânea de Libras a todos os presentes. O tradutor estava no palco, posicionado ao lado do púlpito. Cerimônia de Diplomação de Eleitos 2018 - 17/12/2018

Vídeo institucional dirigido aos eleitores, veiculado na imprensa televisiva da região, sobre a revisão biométrica e o fechamento do cadastro para as eleições 2020. Campanha Biometria 2020.

A tradução em libras também é oferecida em todo o portal, pela tecnologia Rybená informada acima.

Atalhos

Confira os comandos utilizados como atalhos para acessar seções específicas no Portal da Justiça Eleitoral:

Usando o Google Chrome

  • Alt+1 direciona para o conteúdo principal do portal
  • Alt+2 direciona para o menu principal do portal.
  • Alt+3 direciona para o campo de busca.
  • Alt+4 direciona para o mapa do site.
  • Alt+5 redireciona para a página de busca avançada.
  • Alt+6 redireciona para a página inicial.
  • Alt+7 redireciona para a página de acessibilidade.

Usando o Firefox

Ao utilizar o navegador Firefox, substitua Alt+número pelo comando Alt+Shift+número. Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt+Shift+número, tecle Ctrl+Alt+número.

Usando o Internet Explorer

Para quem utiliza o Internet Explorer, usa o Alt+número+Enter.

Usando o Ópera

Tecla-se Shift+Esc+número. Ao teclar apenas Shift+Esc será exibida uma janela com todas as alternativas de Acesskey da página.

 

Zoom

Para facilitar a visualização, você pode usar o zoom do navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.).

Confira os comandos que acionam as funções do zoom:

  • Para aumentar a definição, basta pressionar a tecla CTRL e a tecla "+" simultaneamente.
  • Para diminuir, pressione a tecla CTRL e a tecla "-" ao mesmo tempo.
  • Para voltar ao tamanho normal, pressione a tecla CTRL e a tecla 0 (zero).