Apresentação

tre-mt-painel-memorial

A Justiça Eleitoral brasileira tem um relevante papel na formação da cidadania. Durante os seus 85 anos de existência (1932-2017), ela vem aperfeiçoando os sistemas eleitorais, visando garantir aos cidadãos brasileiros condições para o exercício pleno do direito de expressar livremente sua vontade política por meio do voto.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso tem uma rica trajetória, marcada por ações que tornaram suas eleições cada vez mais transparentes, céleres e modernas, com inovações na logística de realização dos pleitos eleitorais e no aperfeiçoamento das formas de votar, mediante a utilização da urna eletrônica, veículo que garante lisura e rapidez na apuração da votação e na divulgação dos resultados.

Comprometido com a proposta de preservar a história desta Instituição, em meados de 2008, este Tribunal deu início ao projeto de recuperação e organização de seu acervo documental e histórico.

A concretização de uma das fases desse projeto se dá com a inauguração do Memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense, que é um espaço institucional criado para oferecer aos visitantes a possibilidade de conhecer e compreender a evolução histórica da Justiça Eleitoral no Brasil e em Mato Grosso, levando-os a refletir sobre a sua efetiva participação no processo democrático do nosso país.

A metodologia utilizada para divulgação desse acervo permitirá aos visitantes a visualização da realidade representada nos documentos e objetos disponibilizados.

A exposição inaugural do Memorial retratará os 78 anos de existência da Justiça Eleitoral brasileira, destacando os trabalhos realizados em Mato Grosso para sedimentar e aprimorar a democracia neste Estado de dimensões continentais e realidades culturais e econômicas tão diversas.

 

 

Catálogo de publicações do Memorial

Evolução do Voto

Galeria de autoridades

História das Sedes do TRE-MT

Passeio virtual

Vídeos

Visite o memorial 

 

Comissão Memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense