Programa Voto Consciente

Banner do Programa Voto Consciente 2014

Programa educativo de estimulo à cidadania que visa despertar nos estudantes a consciência cívica, fortalecer os princípios éticos e estimular a participação política consciente, livre e democrática.

No Programa são desenvolvidas várias ações como:

  • Palestras de sensibilização - São realizadas palestras em escolas públicas e particulares para estudantes sensibilizando-os a participarem do processo político do país e do debate das políticas públicas.
  • Alistamento jovem - É realizado alistamento eleitoral de estudantes em escolas públicas e particulares.
  • Visitas guiadas ao TRE-MT - Alunos conhecem a estrutura da Justiça Eleitoral, presenciam uma sessão plenária, conhecem o depósito de urnas e o funcionamento delas, o Memorial da Justiça Eleitoral, participam de votação simulada, etc.
  • Vivência das etapas do processo eleitoral - Em ano eleitoral, alunos vivenciam as etapas do processo eleitoral como registro de candidatura, sorteio da ordem de veiculação gratuita no rádio e TV, cerimônia de verificação de dados e fotos, do lacre das urnas eletrônicas e, no dia das eleições, visitam a votação paralela, locais de votação, bem como o local de apuração e totalização das eleições.
  • Eleições parametrizadas em escolas públicas - Formam-se partidos que representam políticas públicas, os alunos fazem a campanha eleitoral, ocorrem as eleições e, ao final, acontece a diplomação dos partidos vencedores.
  • Cartórios eleitorais - No interior de Mato Grosso, também, por intermédio dos cartórios, são desenvolvidas ações do Programa Voto Consciente.

Conheça a Cartilha do Programa Voto Consciente

Vídeo sobre o Programa Voto Consciente

Veja aqui o vídeo da cerimônia de Diplomação do Programa Voto Consciente, ocorrida em 27/11/2019 .

O acompanhamento do programa pode ser feito por meio da Página do Instagram da Escola Judiciária Eleitoral .