Missão, visão e valores

Missão

A declaração de missão é a razão da existência da instituição. É o que dá identidade à organização, orienta e delimita a sua ação.

Fortalecer a democracia em prol de uma sociedade fraterna, igualitária e plural, garantindo a legitimidade, transparência e celeridade do processo eleitoral.

 

Visão

A declaração da visão é o sonho de uma organização. É o primeiro passo para a definição da estratégia a longo prazo e para dar sentido às situações por ela enfrentadas.

Até 2026, consolidar-se como uma instituição eficiente, inclusiva, inovadora, transparente e confiável, necessária à democracia do país.

 

Valores

Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões da instituição, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

Colaboração: Atuar de forma contributiva, buscando sinergia e integração permanente entre unidades e colaboradores internos, bem como entre o TRE-MT e as instituições e a sociedade.

Imparcialidade: Atuar de forma neutra e independente, de forma a rejeitar a interveniência de qualquer interesse que não o público.

Transparência: Divulgar de forma clara as informações, ações e decisões institucionais, relativas à gestão do processo eleitoral. Garantia do acesso às informações, ações e decisões institucionais em observância ao princípio constitucional da publicidade.

Confiabilidade: Garantir que a atuação do TRE-MT se paute pela capacidade de manter seu funcionamento tanto em circunstâncias de rotina, quanto em conjunturas inesperadas e adversas. Credibilidade perante a sociedade.

CeleridadeAtuar com agilidade no exercício das funções judicial e administrativa.

Acessibilidade: Pautar-se pela possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança, independência e autonomia, de espaços, mobiliários, edificações, informações e comunicações, atitudinais ou tecnológicas, e de outros serviços e instalações abertos ao público, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Efetividade: Atuar orientado para resultados que assegurem o cumprimento da missão e a excelência da imagem institucional. Entrega do maior valor organizacional possível para a sociedade e para as partes interessadas.

Respeito à diversidade: Promover políticas afirmativas não discriminatórias, de forma a assegurar aos quadros de pessoal e auxiliar, às partes e aos usuários do Poder Judiciário, o pleno respeito à identidade e expressão de gênero, religião, estado civil, idade, origem social, opinião política, ascendência social, etnia, e outras condições pessoais.

Sustentabilidade: Sustentar práticas institucionais que tenham como objetivo a promoção de comportamentos éticos e que contribuam para o desenvolvimento ambiental, social, cultural e econômico, melhorando, simultaneamente, o meio ambiente e a qualidade de vida do quadro de pessoal e auxiliar do Poder Judiciário, da comunidade local e da sociedade como um todo.