Eleições 2020: Justiça avança planejamento junto a juízes eleitorais

Entre os pontos debatidos nas duas horas de reunião estão a alimentação de mesários, preparação dos locais de votação, forças de segurança, escolha de oficiais de justiça, controle de pessoal, logística de urnas, transmissão dos votos para o Tribunal Superior Eleitoral

#Pracegover Imagem mostra ao fundo a sede do TRE-MT e a frente uma tela de computador com juízes...

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso realizou nesta segunda-feira (28.09) sua segunda ‘Reunião Preparatória Eleições 2020’ com todos os magistrados eleitorais que atuam nos cartórios eleitorais. Entre os pontos debatidos nas duas horas de reunião estão a alimentação de mesários, preparação dos locais de votação, forças de segurança, escolha de oficiais de justiça, controle de pessoal, logística de urnas, transmissão dos votos para o Tribunal Superior Eleitoral, protocolos de segurança sanitária. Todo o trabalho foi conduzido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Gilberto Giraldelli.

“Nós precisamos manter este canal de comunicação constante para termos uma eleição alinhada, com o mínimo possível de problemas. Peço aos senhores que tenham muita atenção quanto a escolha do administrador de prédio, da pessoa que irá atuar em cada local de votação. Os problemas geralmente acontecem no início da votação, e esta pessoa pode contribuir de maneira relevante para solucionar os problemas”, destacou Giraldelli.

O presidente lembrou que no dia da eleição os magistrados ficam envolvidos com uma multiplicidade de atribuições e é impossível uma dedicação exclusiva com a logística da eleição.  “O juiz eleitoral no dia fica tomado de muitas tarefas no dia do pleito. Ele recebe denúncias de boca de urna, entre outras irregularidades, então é necessário escolher pessoas qualificadas para atuarem como auxiliares. Nossa recomendação é que cada juiz fique na sede da Zona Eleitoral e o juiz auxiliar esteja disponível para resolver os problemas pontuais”.

A reunião foi realizada virtualmente, sendo que nesta quarta-feira (30.09), uma comissão do TRE-MT, com a presença do presidente, do juiz auxiliar da presidência, Lídio Modesto, e do diretor geral do TRE, Mauro Diogo, irá percorrer algumas Zonas Eleitorais da Região Sul e Leste do Estado.

As reuniões virtuais serão realizadas a cada 15 dias para acompanhamento das demandas específicas.

Presente na reunião, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Luis Darienzo, falou sobre o processamento dos votos. “Neste ano temos uma novidade. Todos os anos os votos vinham para o TRE-MT, onde eram processados e o resultado era enviado para o TSE. Pela primeira vez os votos serão encaminhados diretamente para o TSE. Nós praticamente triplicamos nosso link de internet para garantir uma infraestrutura adequada para esta transmissão de votos”.

Coube ao desembargador vice-presidente do TRE-MT e corregedor Eleitoral, Sebastião Barbosa, finalizar a reunião. “O contato constante é a melhor maneira de termos uma eleição eficaz num Estado tão grande como Mato Grosso. Juízes eleitorais e servidores, colaboradores e mesários necessitam atuar como um time, assim o sucesso será de todos à medida que for de cada um”.


jornalista Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30