Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso participa de debate nacional

O evento servirá para analise das ações de interação educacional da Justiça Eleitoral com a sociedade, oportunidades de contribuição das escolas eleitorais com os pleitos brasileiros, além de pontos de aprimoramento destas estruturas públicas.

 Encontro de Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso está presente no XV Encontro de Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais. O evento está sendo realizado em Goiânia e deverá analisar as ações de interação educacional da Justiça Eleitoral com a sociedade, oportunidades de contribuição das escolas eleitorais com os pleitos brasileiros, além de pontos de aprimoramento destas estruturas públicas.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso, juiz membro do TRE-MT, Luis Aparecido Bortolussi, falou sobre as discussões que estão sendo realizadas. “O tema eleitoral está em constante mudança, sempre acompanhando a evolução da sociedade. As escolas eleitorais têm um papel fundamental no processo de capacitação dos servidores da Justiça, dos magistrados, dos advogados e mesmo dos partidos políticos. É fundamental debater as experiências nacionais e internacionais para conseguirmos ter boas entregas a sociedade utilizando cada vez menos recursos”.

Será realizada uma mesa de discussão para estabelecer como será feita a integração nacional do projeto ‘Pacto pela Cidadania’. Essa é uma ação que tem como objetivo promover a educação política nas escolas, de modo a fortalecer as ações de cidadania junto aos estudantes da rede pública e privada de ensino. Este é um auxílio para que os estados cumpram os fins da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e também as competências gerais da educação básica da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), cujo novo documento foi homologado no ano de 2018.

No encerramento do encontro será feito o debate e apresentação do livro ‘Governança Eleitoral – Uma Comparação Entre os Modelos de Justiça Eleitoral no Brasil e na Argentina”. Também participa do evento a secretária da EJE-MT, Janis Nakahati.

Matéria Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30