Em busca de mesários voluntários, servidores do cartório eleitoral de Barra percorrem universidade

Sensibilizar universitários a se inscreverem como mesários voluntários. Com esse objetivo, servidores da 09ª Zona Eleitoral de Barra do Garças/MT decidiram percorrer as salas de aula das duas instituições de ensino que funcionam no município. Nos dias 05 e 06 deste mês, os servidores estiveram na Universidade do Vale do Araguaia (Univar) e no dia 17 será a vez da Unicathedral.

“Iniciamos esse projeto na eleição de 2018 e foi um sucesso. Este mês, retomamos e por dois dias percorremos todas as salas de aula da Univar, nos turnos da manhã e da noite. Buscamos sensibilizar e conscientizar os acadêmicos da importância de serem parceiros da Justiça Eleitoral na realização da eleição, de participar ativamente do processo e assim, conhecer como funciona”, explicou o chefe de cartório da 09ª Zona Eleitoral, Wilian Bezerra Andrade.

Durante a visita, os docentes foram informados sobre os benefícios concedidos aos mesários como o direito de usufruir dois dias de folgas no trabalho, por convocação; receber certificado de até 32 horas de atividade extracurricular; e ter o trabalho de mesário utilizado como critério de desempate em concursos da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos, quando previstos em edital.

No dia 17 deste mês, a equipe do cartório irá percorrer as salas de aula de outra instituição de ensino superior. Trata-se da Unicathedral.

“Em 2018 ao percorrer a Unicathedral e a Univar conseguimos 770 mesários voluntários, ou seja, todas as vagas das mesas receptoras de votos foram preenchidas por eles. Acreditamos que este ano, as mesas receptoras de votos também serão formadas 100% por mesários voluntários”, destacou Wilian.

Eleições

Todos os voluntários irão trabalhar nas duas eleições que acontecerá, este ano, em Mato Grosso. A primeira, a suplementar para um cargo no senador será realizada no dia 26 de abril. Já a segunda eleição será em outubro, quando os eleitores irão às urnas escolher o prefeito e vereador.