44ª Zona Eleitoral cria dois novos locais de votação para atender eleitores indígenas de sete aldeias

A criação desses dois novos locais de votação surgiu após reunião com representantes e caciques de aldeias indígenas da região e tratativas ao longo do ano de 2019.

Imagem mostra dedoches da justiça eleitoral e vários locais em gps

A Justiça Eleitoral segue adotando medidas que facilitem o exercício do voto ao eleitorado indígena mato-grossense. O juiz da 44ª Zona Eleitoral, Diego Hartmann expediu a Portaria nº 1/2020, na qual determina a criação de dois novos locais de votação para atender eleitores indígenas de sete aldeias. Tratam-se da Escola Indígena, situada na Aldeia Sankorassan - região fronteiriça com o município de Matupá e da Escola “Base Aérea”, localizada às margens da BR-163.

 

Com a finalidade de racionalizar os trabalhos e o deslocamento dos eleitores residentes nas aldeias indígenas, os locais de votação foram distribuídos da seguinte forma: os eleitores residentes nas aldeias Sankorassan, Nasseportiti, Kressan, Sankwe, Cororoti e Mkrankon votarão na Escola Indígena da Aldeia Sankorassan. Já os eleitores residentes na área indígena Mekragnoti votarão na Escola “Base Aérea’.

 

“A criação desses dois novos locais de votação surgiu após reunião com representantes e caciques de aldeias indígenas da região e tratativas ao longo do ano de 2019. Nessas ocasiões ficou evidente a necessidade de criação de locais de votação para atender os eleitores indígenas da área dos Panara e Menkrangnoti na região fronteiriça dos municípios de Guarantã do Norte, Matupá e Altamira (Pará)”, explicou o magistrado Diego Hartmann.

 

Panorama no Estado:

 

Atualmente em todo o Estado de Mato Grosso há 46 locais de votação para atender 14.171 eleitores indígenas.

 

Há locais de votação em Nobres (1), Barra do Garças (3), General Carneiro (2), Barra do Bugres (1), São Félix do Araguaia (15), Santa Terezinha (1), Porto Esperidião (1), Tangará da Serra (2), Campinápolis (5), Juara (2), Confresa (1), São José do Xingu (1), Marcelândia (3), Peixoto de Azevedo (2), Juína (1), Feliz Natal (1), Santo Antônio do Leverger (1), Barão de Melgaço (1), Guarantã do Norte (2), Rondonópolis (1), Poxoréu (1), Bom Jesus do Araguaia (1), Brasnorte (2), Gaúcha do Norte (3), Paranatinga (2), Campo Novo dos Parecis (1), Comodoro (1) e Rondolândia (1).

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

Últimas notícias postadas

Recentes