Término do biênio: Pleno do TRE presta homenagens ao magistrado Luís Aparecido Bortolussi Júnior

Quem assumirá a vaga deixada por Bortolussi é o magistrado Gilberto Lopes Bussiki. A data da posse ainda será definida.

Quem assumirá a vaga deixada por Bortolussi é o magistrado Gilberto Lopes Bussiki. A data da pos...

Nesta sexta-feira (3.04), servidores e juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e advogados prestaram homenagens ao juiz membro Luís Aparecido Bortolussi Júnior. Ele concluiu nesta dada seu biênio como membro do Pleno do TRE-MT. Em sessão realizada em ambiente virtual, a despedida foi marcada por demonstrações de carinho, respeito e reconhecimento por parte de todos os participantes. 

Em dois anos de exercício, o magistrado participou de 203 sessões, atuou por distribuição ou redistribuição em 446 processos, proferiu 49 decisões interlocutórias, realizou 115 julgamentos monocráticos e no Pleno, relatou 223 processos. Ele também presidiu os comitês Estratégico de Gestão Judiciária por quase um ano e o Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico; atuou como membro do Conselho de Administração Eleitoral (CONAD); participou do evento Diálogos da Cidadania na condição de palestrante nos municípios de Nova Mutum, Barra do Bugres e Diamantino; exerceu o cargo de diretor da Escola judiciária Eleitoral Desembargador Palmiro Pimenta  desde 22 de novembro de 2019, onde promoveu, em parceria com a Secretaria Judiciária e a Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria, o III Emprática - Práticas partidárias relacionadas com a Justiça Eleitoral, e ainda publicou o VI volume da Revista Democrática.

Em seu discurso de despedida, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Gilberto Giraldelli destacou a atuação do juiz membro Bortolussi frente à Justiça Eleitoral. “Não encontro meio de eletronicamente retribuir a magnitude do trabalho do Dr. Bortolussi frente ao nosso Tribunal que não fosse expressado através de um aperto de mão e de um abraço fraterno. Gostaria de cumprimentá-lo olhando nos olhos e fazendo referência ao seu dever cumprido, a qualidade, a educação, a polidez e a sua dedicação ao longo desses dois anos à frente dessa cadeira.  Tens um nome construído perante a sociedade, o qual foi conquistado com duras penas, com grande atuação, com profícua jurisdição a segurança”. 

O juiz membro, Bruno D’Oliveira Marques também discursou e garantiu que a convivência com o homenageado possibilitou um grande aprendizado.  “Foi um prazer, uma honra, um grande aprendizado estar com vossa excelência que é um magistrado que sempre demonstrou a vocação, que tem uma história de serviços prestados na magistratura e é conhecido pela sociedade por sua probidade, posições firmes. É um espelho para os que seguem a magistratura”. 

O Procurador Regional Eleitoral, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, garantiu que, mesmo em ambiente virtual, a despedida seria calorosa. “Cumprimento a todos, em especial e a distância, mas não menos calorosamente ao querido juiz Bortolussi. Tive a honra de conhecê-lo neste Sodalício, onde sempre transmitiu uma imagem de pessoa serena, de fino trato e que soube usufruir bem os raros momentos de desconcentração, razão pela qual algumas de suas lúdicas histórias seguirão para os anais de nossas memória. Ao mesmo tempo sempre exerceu a toga com honra, seriedade e comprometimento com esse Tribunal. Honrou dignamente a cumulação das funções de juiz membro, diretor da Escola Judiciária Eleitoral e diretor Fórum de Cuiabá, sem de qualquer maneira deixar afetar sua boa produtividade de gabinete. Atendeu com muita presteza e gentileza todas as demandas levadas por parte do Ministério Público Eleitoral daí porque, em nome do MPE, deixo aqui registrado o nosso agradecimento”. 

Representando a Ordem dos Advogados – seccional Mato Grosso, o advogado Luiz Alberto Derze ressaltou as qualidades empreendidas pelo magistrado durante sua atuação na magistratura. “Embora na frieza da videoconferência, é uma satisfação imensa poder estar aqui, para dizer-lhe algumas palavras, que representam a intenção da advocacia eleitoral, mas também a minha. Doutor Bortolussi é um magistrado cordial, de fácil trato, atencioso com as solicitações que lhe são feitas, magistrado por vocação, honrado, digno do cargo e das funções que ocupa. Seus votos são sempre reflexos de muito estudo, serenidade e análise das situações, por mais complexas que sejam e quando são mais complexas é que nós conseguimos enxergar ainda mais o brilho de vossa atuação. Desejo todo sucesso a Vossa Excelência”. 

Emocionado, Bortolussi agradeceu o apoio dos familiares, dos servidores e estagiários que atuaram com ele no gabinete, os demais servidores efetivos e terceirizados que laboram na Instituição, magistrados, procuradores eleitorais e advogados que atuaram no Pleno durante seu biênio. “Achei que a sessão a distância não me atingiria na emoção, italiano como sou, hoje era impossível fazemos uma sessão presencial na atual realidade, ainda mais considerando que eu abraço e beijo meus amigos. Não é acidentalmente que vocês terão a próxima eleição conduzidas pelo desembargador Giraldelli, um desembargador que admiro, íntegro, que nutro grande amizade. Tenho a tranquilidade de sair no meu melhor momento, com o gabinete enxuto, com uma quantidade mínima de processos ainda a serem julgados, apenas 25. Realmente agradeço a todos os servidores, podem acreditar que estou sempre à disposição. Retorno hoje a minha origem, minhas atividades no Poder Judiciário de Mato Grosso. Foi um privilégio estar junto aos senhores nestes dois anos”. 

Quem assumirá a vaga deixada por Bortolussi é o magistrado Gilberto Lopes Bussiki. A data da posse ainda será definida.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30