Justiça Eleitoral de Mato Grosso realiza sua primeira sessão de julgamento por videoconferência

Todos os membros do Pleno participaram simultaneamente com a devida transmissão pública via internet

 Todos os membros do Pleno participaram simultaneamente, com a devida transmissão via internet

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizou, nesta quarta-feira (01.04), a primeira sessão plenária de julgamento via videoconferência de sua história. Durante a abertura dos trabalhos o presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, classificou o momento como histórico.

“Neste momento emergencial da Covid-19 é necessária grande reflexão. Ao iniciarmos este julgamento por videoconferência temos que observar o lado bom e ruim dessa situação. Ruim pela necessidade de tomar todas essas precauções, de realizar essa sessão de modo virtual, sem poder ter o contato que nós temos diariamente com os colegas, o que nos frustra bastante. Agora o lado positivo é que a Justiça Eleitoral, assim como a Justiça Comum, o Ministério Público, todos os Poderes estão inovando, se reinventando, sempre imbuídos de vencer esse período de dificuldade que estamos passando”.

O presidente do TRE destacou ainda, que cada membro do Pleno deve adaptar a forma como se posiciona para garantir a efetividade na condução dos trabalhos. “Peço aos senhores que procurem falar de forma bastante pausada, para que todos os outros possam compreender inteiramente as vossas colocações. Vamos manter a continuidade dos julgamentos de forma remota, cumprindo assim nossa função institucional. Agradeço ao apoio de todos os servidores que estiveram dedicados e imbuídos em garantir a realização desta sessão, em especial aos servidores da Secretaria de Tecnologia e Informação. Somos poucos servidores, mas que vestem a camisa e dão um bom resultado a sociedade”.

Clique aqui para ver as sessões de julgamento (calendário, vídeos, pautas, processos julgados...)

Representando o Ministério Público Eleitoral, o procurador Regional Eleitoral, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, também elogiou a primeira sessão do Plenário Virtual. “Cumprimento vossa excelência, assim como todos os servidores que fazem o possível para garantir essa nova realidade de trabalho. Vemos o empenho que este Tribunal tem tido para manter suas atividades plenas durante esse momento de emergência”.

Para o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo, esta é uma nova realidade, a qual a sociedade irá se adaptar. “Nossa primeira sessão transcorreu com tranquilidade técnica. Todos os membros do Pleno participaram simultaneamente, com a devida transmissão via internet, garantindo assim à sociedade a máxima transparência dos julgamentos. A sessão de hoje marcou nossa adaptação e na próxima sessão teremos uma carga maior de processos, já permitindo a participação dos advogados com suas sustentações”.


Matéria: Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30