Partidos do Programa Voto Consciente apresentam propostas aos eleitores

O Programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral

Alunos do Liceu Cuiabano

Uma verdadeira campanha eleitoral, com apresentação de propostas e debates entre os partidos políticos, tudo feito na frente dos eleitores. Assim está sendo a semana dentro do Programa Voto Consciente, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) desde 2011. Os alunos se organizam em cinco partidos de políticas públicas para concorrer na eleição. A apresentação de propostas já foi realizada na capital nas escolas estaduais Liceu Cuiabano e Leovegildo de Melo, em Várzea Grande na Escola Estadual Júlio Strubing Müller, e ainda em Barra do Bugres, na Escola CEJA 15 de Outubro.

“Queremos utilizar o espaço estudantil para dar a oportunidade dos jovens desenvolverem seus talentos. Principalmente na área da música e artes. Nossa proposta é que durante as quartas feiras, nos intervalos das aulas, nós faremos uma roda musical e vamos deixar que aqueles que gostam e são capacitados a entrar e mostrar os seus talentos, cantando e dançando”. A proposta foi apresentada pelos alunos da Escola Estadual Júlio Strubing Müller integrantes do Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL).

Para o professor Antônio Geraldo Pinto, coordenador do Voto Consciente na escola várzea-grandense, o projeto do TRE traz avanços para a educação dos alunos. “Desde o primeiro momento que comunicamos a comunidade escolar sobre o projeto o interesse foi muito grande. Os jovens se mostraram bastante receptivos a questão reflexiva da política, tem sido um grande movimento dos alunos para elaborar propostas que venham realmente compor o interesse de toda a comunidade. Eles estão conseguindo filtrar os problemas e situações que necessitam de uma atenção na escola. Eu já considero o programa um sucesso”.

Aluno do Liceu Cuiabano, representando o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), João Pedro Vieira, do 2º ano, falou um pouco do que pretende ver ser realidade na Escola. “Nosso partido propôs criar um jornal dentro do Liceu, onde vamos apresentar o dia a dia da escola. Além disso, queremos ter um novo esporte, o Flag Football, que é uma nova modalidade que permite a todos jogarem e fazerem amigos”.

Para o estudante Breno Lucas Oliveira, a proposta deste novo esporte é uma mudança de paradigmas. “O Flag é uma derivação do football americano, mas não tem contato físico. Podem jogar na mesma equipe homens e mulheres juntos. Então as aulas seriam coletivas e muito maiores, sem a separação que existe atualmente”.

“Nossa escola sempre buscou trabalhar nos projetos a consciência do aluno no ato de votar, no ato de agir, estudar. Este é um projeto amplo de nossa escola. A gestão do Liceu Cuiabano abraçou a causa do Programa Voto Consciente. Para cada aluno, estar no palco apresentando suas propostas é um divisor de águas, uma experiência que certamente levarão por toda a vida”, destacou a diretora do Liceu, Solange Veggi.

 Na opinião da interprete de Libras, Dalva de Oliveira, “este projeto é muito importante porque ajuda os alunos a verem que esta questão do voto não é uma obrigação, não é algo imposto ao cidadão, mas uma forma de exercer e requerer seus direitos de forma democrática”.   

 Calendário

 

A apresentação de propostas pelos alunos está sendo realizada nos dias:

 

09/09 – 10 horas -  Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller (Praça General Mallet - Quilombo /Cuiabá-MT)

 

10/09 – 9 horas- Escola Estadual Júlio Strubing Müller (Rua Ary Paes Barreto- Cristo Rei / Várzea Grande-MT)

 

11/09 –  9 horas- Escola Estadual Leovegildo de Melo (Rua 25, Qda 42- CPA III /Cuiabá-MT)

 

12/09 – 9 horas- Escola Estadual Maria Leite Marcoski (Rua 5, Qda 20 – Jardim Marajoara I / Várzea Grande-MT)

 

13/09 – 9 horas - Escola Estadual José Magno (Rua Desemb. José Barros do Vale- Duque de Caxias / Cuiabá-MT)

 

O Programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral, sendo que venceu o Concurso de Boas Práticas, na categoria Fortalecimento da Cidadania Democrática, no VII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias no ano de 2017. Dentro do projeto são realizadas eleições parametrizadas, visitas guiadas ao TRE-MT, vivência das etapas do processo eleitoral, palestras de sensibilização aos jovens estudantes para participarem do processo político do País, e ainda o alistamento eleitoral de estudantes em escolas públicas e particulares.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30