Escola de Barra do Bugres inicia Projeto Voto Consciente

A escola possui mais de 800 alunos, onde todos irão votar em urnas eletrônicas na eleição simulada do Projeto.

Escola de Barra do Bugres inicia Projeto Voto Consciente

O Projeto Voto Consciente está em Barra do Bugres. Por iniciativa do juiz eleitoral Silvio Mendonça, os alunos da escola CEJA 15 de Outubro deram um passo importante na discussão do papel de cada cidadão na democracia brasileira. Os alunos organizaram cinco partidos políticos dentro da escola, apresentaram propostas que devem ser efetivamente cumpridas, e estão simulando uma eleição. Tudo isso com o apoio e supervisão da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

“O projeto Voto Consciente possui um trabalho consistente e de sucesso em Cuiabá e Várzea Grande. Um projeto que visa estimular cidadania, conscientizar os jovens e adultos da importância do voto, exercer este direito que foi conquistado duramente. Nós entramos em contato com a Escola Judiciária Eleitoral para trazer a iniciativa para Barra do Bugres”, destacou o magistrado.    

A escola possui mais de 800 alunos, onde todos irão votar em urnas eletrônicas na eleição simulada do Projeto. “Os alunos já apresentaram suas propostas de políticas públicas para escola. Agora eles entram na fase da execução, e no final do projeto, eles vão escolher quem efetivamente cumpriu suas promessas. O voto é no partido e não nas pessoas. Eles ainda serão treinados como mesários, o manuseio da urna, a contagem de votos, e a diplomação. Vão participar de debates, enfim, vão fazer política, tenho certeza que será muito bom para toda a comunidade”.

Para o diretor da escola, Marco Antonio de Almeida, a parceria com a Justiça Eleitoral é muito positiva para o desenvolvimento destes adolescentes e jovens. “O projeto surgiu na escola da necessidade de trabalhar a importância de conscientização das eleições. O Voto Consciente agora faz parte do projeto político e pedagógico da escola, ou seja, é um programa realmente alicerçado na escola, construído com muita discussão e uma boa aceitação dos alunos”.

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), com o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e a participação política livre, democrática e consciente. 

A iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores e a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.

Matéria Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30