Alunos do Voto Consciente 2019 visitam Justiça Eleitoral de Mato Grosso

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 por meio da Escola Judiciária Eleitoral

Visita Guiada

O Plenário da Justiça Eleitoral de Mato Grosso ficou pequeno nesta terça-feira (24.09) para receber os alunos de cinco escolas estaduais que integram o Programa Voto Consciente 2019. Mais de 120 estudantes de Cuiabá e Várzea Grande comparecerem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para acompanhar uma sessão plenária, conhecer o Memorial da Justiça Eleitoral, assistir palestras sobre democracia, cidadania e participação popular.

Ao desejar boas-vindas aos estudantes, o presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, parabenizou aos profissionais da educação que os acompanhavam por aderirem a iniciativa. “O Programa Voto Consciente não seria o sucesso que é se não fosse a participação de vocês, profissionais da educação, que atuam em conjunto com a Justiça Eleitoral na condução dos trabalhos e como organizadores das visitas guiadas. O Tribunal reconhece essa importante missão. Quero reforçar meu agradecimento nominalmente ao superintendente da Educação básica do Estado, Richard Carlos, e a coordenadora do Núcleo de Projetos, Patrícia Carvalho”.

Para o aluno do primeiro ano da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, Jhonatan Eduardo, a visita ao TRE reforça o interesse pelos assuntos políticos. “Sempre fui envolvido com política, tenho 17 anos e já sou eleitor. É importante escolher os gestores e políticos, sempre procuro pesquisar sobre o histórico dos candidatos. Infelizmente vejo que muitos colegas não pesquisam, não tem interesse real em saber em quem vão votar, indo apenas pela indicação dos amigos. Acredito que este debate na escola sobre política pode trazer mais reflexão aos eleitores jovens”.

Jhonatan é membro do Partido da Cultura, Esporte e Lazer. “Nosso grupo propôs e vai fazer virar realidade a construção de uma quadra de areia na escola. A pratica esportiva amplia a harmonia entre os jovens. Atualmente só temos o futebol sendo praticado na escola, o que deixa as meninas sem fazer nada na maioria dos casos, isso é chato”.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral e juiz-membro do Pleno, Antônio Peleja, também fez uma saudação aos alunos. “É muito importante a visita dos senhores, porque aqui é um espaço de cidadania e democracia. Há em todos os Estados um Tribunal que é o responsável pela realização das eleições, diferente do que ocorre em outros países em que a eleição é realizada pelo executivo e o legislativo. O Tribunal Eleitoral não é um tribunal como os outros porque além da função de julgar processos, tem a função administrativa de realizar as eleições. É uma tarefa grande. Mato Grosso é um estado enorme com suas barreiras naturais. É muito difícil fazer uma eleição. Há um esforço muito grande. Além disso, o Tribunal normatiza e disciplina as eleições. Então o TRE julga processos, administra as eleições e faz normas. Vocês estão na Casa da Democracia e são destinatários de todo o nosso serviço. É importante que tenhamos vocês engajados na política. O homem é um animal político. De mãos dadas vamos construindo o futuro”.

Aluna da Escola Estadual Leovegildo de Melo, Nicole Gutkoski, falou sobre a mudança no dia a dia da escola. “O Programa Voto Consciente é uma forma das pessoas repassarem aos alunos, aos mais jovens de uma forma geral, o que é votação, a forma de exercer o direito à escolha de seus representantes, de quem irá cuidar da política. Vejo que nossos colegas da escola estão sendo mais altruístas após a implantação deste programa, não temos mais percebido casos de bullying, criando uma harmonia maior na escola. É nítido que aumentou a ética, a cidadania... Vamos criar uma urna na escola para ensinar os jovens que ainda não estão votando como é o dia da eleição”.

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pelo TRE-MT, por meio da Escola Judiciária Eleitoral com objetivo de desenvolver formação crítica dos jovens eleitores e estimular a participação política livre, democrática no processo eleitoral, bem como oportunizar os alunos a vivenciar todas as etapas do processo eleitoral com atividades que envolvem estudantes e professores.

As atividades do Programa compreendem palestras em escolas ou outros espaços sociais, visitas de alunos ao TRE, alistamento de jovens eleitores, eleições nas escolas e, em ano eleitoral, os estudantes vivenciam as etapas do processo eleitoral. Em âmbito escolar, são realizadas campanhas eleitorais com o diferencial de que os candidatos em questão não são pessoas e sim bandeiras. Educação, meio ambiente, ética, cidadania, cultura, esporte, lazer, saúde, direito à vida e respeito às diversidades são os temas abordados nas campanhas eleitorais estudantis.

Após o período de divulgação de campanha, os estudantes vão às urnas para eleger o partido que apresentou a melhor proposta, sendo o vencedor diplomado, conforme ocorre em um processo eleitoral convencional.

Participaram da visita ao TRE nesta terça-feira (24.09) alunos das Escolas Estaduais: Leovegildo de Melo, Liceu Cuiabano, Júlio Strubing Muller, Maria Leite Marcoski, e José Magno.

Jornalistas Daniel Dino e Andrea Martins
Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30