TRE-MT recebe visita dos alunos da escola Ceja 15 de Outubro de Barra do Bugres

Além do Plenário, os alunos conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral

Alunos do município de Barra do Bugres

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) têm incentivado a participação de jovens no cenário político, o despertar de novos cidadãos. Um dos principais projetos neste sentido é o Programa Voto Consciente, desenvolvido desde 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral. Nesta quinta-feira (24.10), cerca de 30 alunos da escola Ceja 15 de Outubro, município de Barra do Bugres, conheceram as instalações da Justiça Eleitoral como parte do projeto. Eles acompanharam a sessão plenária com respectivos julgamentos da pauta. 

“É com muita satisfação que recebemos estes jovens do projeto Voto Consciente, uma ação que está sendo desenvolvida pelo juízo da Zona Eleitoral de Barra do Bugres. É sempre uma honra recebê-los pois vocês são os eleitores do futuro e terão o poder de definir os destinos da nossa nação”, destacou o presidente do TRE-MT durante abertura da sessão, Gilberto Giraldelli. 

Para o diretor da escola, Marco Antônio de Almeida, os frutos da adesão ao projeto têm sido evidentes. “Temos visto o despertar nos jovens e adultos da nossa escola a questão do voto consciente. A partir do momento que eles apresentaram as propostas, o plano de ação de cada partido, ficamos contentes em em ver que os cinco candidatos já colocaram suas propostas em prática. Isso só vem ajudar a somar com a parte pedagógica da escola no fortalecimento de desenvolvimento desse tipo de conhecimento. Para o ano de 2020, nós já fizemos a revisão do projeto político pedagógico para constar essa parceria com o TRE”.

Além do Plenário, os alunos conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral, oportunidade onde conheceram a história da democracia brasileira, seus momentos marcantes, e o avanço dos sistemas de votação. Além disso, visitaram o depósito de urnas eletrônicas, e receberam uma aula sobre os bastidores de uma eleição, ou seja, a função do mesário, presidente de mesa, e como operar a urna eletrônica. 

“Este conhecimento é fundamental para nossos alunos. Estamos finalizando o treinamento nas urnas eletrônicas com os mesários, já que no dia 31 nós vamos ter as eleições, apuração dos votos, e saber qual partido venceu. Os alunos realmente estão empenhados em desenvolver suas ações propostas. Independente do resultado, só temos a somar, ninguém sairá perdedor”, reforçou a professora Ivanete Magalhães Costa. 

O Programa Voto Consciente venceu o Concurso de Boas Práticas, na categoria Fortalecimento da Cidadania Democrática, no VII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias no ano de 2017. Ele têm sido executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc),  e possui o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e a participação política livre, democrática e consciente. A iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores e a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.


Jornalista Daniel Dino

Assessoria TRE-MT


icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30