Eleições do Programa Voto Consciente 2019 iniciam no dia 04 de novembro

A iniciativa tem o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio

Alunos de escolas estaduais compareceram a Justiça Eleitoral para essa simulação
O Programa Voto Consciente entra em sua fase final neste ano de 2019. Na próxima semana, entre os dias 04 e 08 de novembro, acontecem as eleições nas cinco escolas integrantes do projeto neste ano. Aproximadamente 20 alunos que irão atuar como mesários nestes pleitos visitaram o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) nesta terça-feira (29.10) para serem treinados quanto a utilização da urna eletrônica e como atuar em uma eleição. 
 
Inicialmente, o grupo percorreu as instalações do Tribunal, onde entenderam o funcionamento da Justiça Eleitoral. No Memorial, acompanharam uma palestra sobre a história do voto, os processos de evolução das urnas, da apuração, e como a democracia têm avançado no país.   
 
Para a aluna do primeiro ano, Vitória Rodrigues, estudante da  Escola Estadual Leovegildo de Melo, a visita será importante na conclusão do Voto Consciente. “Hoje eu tive uma experiência boa no TRE porque a gente não sabia mexer na urna eletrônica. Agora que aprendi a operar o equipamento estou ansiosa para a eleição, para ajudar os colegas a votarem”. 
 
Durante o treinamento, eles aprenderam como emitir a zerésima na urna eletrônica, identificar o eleitor, liberar a urna para votação, encerrar o pleito, e emitir o boletim de urna, onde os votos aparecem apurados. Neste ano de 2019 o Programa Voto Consciente, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (Eje-MT) contempla as Escolas Estaduais Liceu Cuiabano, Júlio Strubing Müller, Leovegildo de Melo, Maria Leite Marcoski, e José Magno.
 
A iniciativa tem o objetivo de estimular a consciência cidadã em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e a participação política livre, democrática e consciente. A iniciativa prevê a realização de palestras em escolas ou outros espaços sociais, a promoção de visitas de alunos ao TRE, campanhas de alistamento de jovens eleitores e a realização de eleições parametrizadas em unidades escolares.
 
Jornalista Daniel Dino
Assessoria TRE-MT
icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30