TRE-MT participa do projeto Araguaia Cidadão

Serão realizados atendimentos no evento em Luciara (08.11), São Félix do Araguaia( 09 e 10.11) e Cocalinho (14 e 15.11)

TRE-MT participa do projeto Araguaia Cidadão

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está presente na expedição Araguaia Cidadão. Nesta quarta-feira (06.11) os atendimentos foram realizados no município de Santa Terezinha (1.326 km da capital), na Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira. Os eleitores realizaram transferências, regularizações eleitorais, alistamento do primeiro título, entre outros serviços.

“Fui muito bem atendido. Vim aqui no projeto pela facilidade e proximidade com a minha casa. Eu acredito que a Justiça Eleitoral faz o seu trabalho ao entregar a vontade das pessoas, o voto, para eleger os políticos. Então é importante que todos estejam com o título eleitoral regular”. A afirmação  foi do eleitor Leomar Nascimento, que foi ao posto de atendimento solicitar uma segunda via de seu título eleitoral. 

O TRE-MT estará presente em todos os municípios da Expedição Araguaia Cidadão. Além de Santa Terezinha, serão realizados atendimentos no evento em Luciara (08.11), São Félix do Araguaia( 09 e 10.11) e Cocalinho (14 e 15.11). “A Justiça Eleitoral está sempre próxima da população. A eleição é um reflexo dessa proximidade. Cerca de 40 mil eleitores atuam de forma voluntária junto ao TRE-MT. Então nós seguiremos participando destes eventos para garantir que todos os eleitores deste Estado tenham a oportunidade de estarem regulares e assim poderem exercer seus direitos”, pontuou o presidente do TRE-MT sobre a presença do órgão no projeto, desembargador Gilberto Giraldelli. 

O Araguaia Cidadão é coordenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sendo um mutirão da Justiça Comunitária. O evento conta com a parceria de instituições públicas e privadas. São oferecidos serviços como orientação jurídica, declaração de hipossuficiência (pobreza), doação de livros, roupas e calçados; confecção de segunda via de identidade, confecção de carteira de trabalho, cabeleireiro, distribuição de mudas frutíferas e nativas da região, consultas oftalmológicas, entrega gratuita de armação de lente, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), resolução de questões tributárias, casamento comunitário, palestras sobre violência doméstica e familiar voltada para crianças.

“São 10 dias percorrendo 1.300 quilômetros para atender em média de 45 mil cidadãos dessa sofrida região. Os números são expressivos, mas, mais que estatísticas, estamos felizes por levar um pouco mais de dignidade a essas famílias. Além dos serviços de expedição e regularização de documentos, resolução de conflitos, o Araguaia Cidadão vai distribuir 4.600 unidades de roupas, mantas e outros 3.500 pares de sapatos. O Judiciário estará sempre de portas abertas para aqueles que intentam construir uma sociedade mais justa, mais pacífica, mais igualitária e mais consciente dos seus direitos e deveres”, destacou o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto da Rocha.

Jornalista: Daniel Dino

Foto: Alair Ribeiro


ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30