Diretor geral do TRE-MT participa de reunião nacional preparatória das Eleições 2020

A reunião dos diretores gerais faz parte do 77º Coptrel

A reunião dos diretores gerais faz parte do 77º Coptrel

A Justiça Eleitoral está sendo debatida nesta quinta-feira (07.11) na cidade de Natal (RN). Trata-se da reunião dos diretores gerais de cada Tribunal Regional Eleitoral do Brasil. Eles debatem ações práticas para ampliar a segurança das Eleições 2020, e ainda procedimentos que reduzam os custos operacionais que envolvem o certame. O diretor geral do TRE de Mato Grosso, Mauro Diogo, participa do evento. 

“É uma oportunidade de encurtar caminhos. Ao invés de levarmos tempo e recursos para desenvolver soluções para as dificuldades que temos localmente, debatemos as experiências de sucesso já realizadas em outros tribunais, trazendo essa expertise para Mato Grosso, da mesma forma que apresentamos o que temos realizado. O maior debate até o momento esteve amparado nas inovações tecnológicas, em ferramentas que facilitam a vida do cidadão-eleitor, como a criação de canais de maior mobilidade e comunicação direta junto a Justiça Eleitoral”, destacou Mauro. 

Entre as palestras, destaca-se a formação de central de compras públicas, projeto desenvolvido no Distrito Federal; a desnecessidade de cédulas e urnas de lona para contingência nas eleições, iniciativa proposta pelo Regional da Paraíba;   e a revisão da Resolução que trata do empréstimo de urnas eletrônicas, proposta do TRE de São Paulo. Durante o evento ainda será debatido o deslocamento da análise de contas eleitorais das auditorias internas, plano de ação do Projeto Eleitor em Perspectiva, ações de segurança da informação e inovação. 

A reunião dos diretores gerais faz parte do 77º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Estarão presentes ao evento ministros de tribunais superiores, presidentes dos TREs, juízes auxiliares, os diretores-gerais e assessores de comunicação da Justiça Eleitoral. O principal objetivo do Coptrel é proporcionar a troca de experiências entre os gestores regionais e abordar assuntos ligados ao aprimoramento do processo eleitoral nas Eleições Municipais de 2020 por meio do uso das novas tecnologias.

Sobre o Coptrel

O Coptrel foi criado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC). É uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos desembargadores que estiverem na Presidência dos TREs. O Colégio tem como presidente de honra o presidente do TSE, atualmente, a ministra Rosa Weber.


Jornalista Daniel Dino

Assessoria TRE-MT


ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30