Academia de Liderança: Servidores do TRE-MT participam de curso para “Avaliação de Riscos”

Todos os servidores ocupantes de cargos gerenciais do Tribunal estão convocados a participarem da capacitação

Academia de Liderança: Servidores do TRE-MT participam de curso para “Avaliação de Riscos”

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciou uma nova fase em sua Academia de Liderança. Trata-se do módulo de educação a distância (EAD) ‘Avaliação de Riscos’.  O curso faz parte da trilha "Desenvolvimento Gerencial", sendo que todos os servidores ocupantes de cargos gerenciais do Tribunal estão convocados a participarem da capacitação. Ele têm como objetivo ampliar o conhecimento dos servidores em relação às vantagens de se conhecer os riscos envoltos na instituição, como evitá-los, e principalmente, como agir em situações de risco. 

A aula inaugural é ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas da união, Jetro Coutinho. “Existe uma série de riscos para a administração pública. São debates que envolvem a credibilidade das instituições, a proliferação de desinformação, a responsabilidade quanto a guarda de informações, cuidados com os data centers, vazamentos que podem acontecer e os gestores devem estar preparados para evitar estas situações, e, no caso delas acontecerem, em como tomar providências rápidas e efetivas”.

Ele destacou a função essencial que é o planejamento dentro das organizações. “Não sabemos quais os saltos tecnológicos irão acontecer nos próximos dez anos, como as mudanças afetarão as atividades do servidor público, suas atribuições no dia a dia. Então é necessário manter o quadro capacitado e atualizado para as novas demandas, para conseguir manter o nível de entrega utilizando a favor da instituição os avanços que virão”. 

O curso Avaliação de Riscos é ministrado pelo instrutor interno e analista do TRE-MT, Benedito Antônio da Costa. Ele estará disponível aos servidores até o mês de fevereiro de 2020. A capacitação está organizada em 12 seções, cada com vídeos, apostilas e materiais de apoio. Somente em aulas em vídeo, foram disponibilizadas aproximadamente 7 horas de conteúdo. 

“A administração pública está num novo tempo, de excelência na entrega dos resultados a sociedade. Esta é uma exigência da sociedade. Os servidores têm que manter este foco em seu trabalho. O curso de Avaliação de Riscos representa muita coisa neste sentido. Por ser feito de forma virtual, ele possibilita um maior alcance da Academia de Liderança, a disseminação de uma metodologia própria deste Tribunal na avaliação de riscos. Tudo isso é um esforço para a mudança cultural no órgão, para propiciar uma melhor Governança no TRE-MT”, pontuou Benedito. 

Segundo o secretário de Gestão de Pessoas do TRE-MT, Valmir Nascimento, novos módulos deverão ser preparados em 2020. “A educação a distância institucional, com mecanismos de avaliação e reforço de aprendizagem, é uma ótima ferramenta para capacitar os servidores de todo o Estado. O tribunal possui atualmente 57 zonas eleitorais espalhadas em todo o Estado, então manter uma uniformidade na capacitação destes servidores é um gigantesco desafio, além de que trazê-los para Cuiabá muitas vezes prejudica o atendimento no Interior. Essa é uma demanda antiga que conseguimos implementar nessa gestão”. 


jornalista Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30