Servidores das Corregedorias Eleitorais de todo o país se reúnem em Bento Gonçalves; na pauta temas como PJe e biometria

A programação do encontro e das reuniões contemplou momentos de debate e compartilhamento de informações e também ações voltadas a capacitação.

TRE-MT XLVI Encontro de Corregedores

Servidores das Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o país estão reunidos em Bento Gonçalves/RS, para debater assuntos pertinentes às atividades exercidas pelas CRE, partilhar boas práticas e se capacitar. A reunião acontece nos dias 09 e 10 de maio, paralelamente ao XLVI Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais.

 

A programação do encontro e das reuniões contemplou momentos de debate e compartilhamento de informações e também ações voltadas a capacitação. Neste sentido, os participantes assistiram as palestras:  “Técnicas de Mediação aplicadas às inspeções”; “Processo Judicial Eletrônico”, “Eleições e inovações tecnológicas na América Latina/Sistema de Inteligência”; “Legado jurídico das Eleições de 2018 e expectativas para 2020”; “Processo Eleitoral e antecipação de tutela”; “Sistema de Georreferenciamento do Maranhão”; “Os reflexos da Lei n. 13.655 no Direito Eleitoral”; e “A importância do cadastro biométrico para a segurança das instituições financeiras”.

 

“O Encontro nada mais é que uma oportunidade para os corregedores analisarem a atuação de suas unidades junto aos cartórios eleitorais, no intuito de verificar quais ações podem ser adotadas para tornar mais eficaz a atividade fim. Também, nessa ocasião, se discute temas jurídicos de interesse das Corregedorias”, pontuou o juiz auxiliar da CRE/MT, Bruno D’Oliveira Marques, que no encontro está representando o corregedor regional eleitoral de Mato Grosso, desembargador Sebastião Barbosa Farias, que não pode participar por motivos profissionais.

 

O coordenador jurídico da CRE/MT, Carlos Luanga destacou a importância da reunião. “Compete as Corregedorias fiscalizar os serviços prestados pelas zonas eleitorais em todo o Estado e expedir orientações a serem observadas por cada juízo em seus procedimentos e rotinas. Para que esse trabalho seja eficaz é fundamental estarmos constantemente atualizados em relação as normas legais aplicáveis. E entre as vertentes desse encontro está exatamente o debate jurídico”.

 

Também presente no evento, o assessor técnico da CRE/MT, Kelsen de França Magalhães destacou a partilha das boas práticas.  “A oportunidade de compartilhar boas práticas é essencial, pois nos permite acesso as ações desenvolvidas por determinada Regional, as quais muitas vezes podem ser empregadas na nossa, seja para solucionar um problema ou apenas, melhorar ainda mais a prestação de serviços”.

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

 

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

ícone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Ícone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30