Memória: TRE disponibiliza na internet histórico da criação, extinção e remanejamento das zonas eleitorais

Todo esse acervo está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, nos menus “O TRE”, “Memória Eleitoral” e “Histórico das Zonas Eleitorais”

TRE-MT HISTÓRICO DAS ZONAS ELEITORAIS DE MT

A história da criação, extinção e remanejamento das zonas eleitorais de Mato Grosso foi resgatada e documentada para garantir a presente e futura geração o acesso pleno a informação, bem como difundir e cultivar, com transparência, a cultura e a memória institucional da Justiça Eleitoral em Mato Grosso. Todo esse acervo está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, nos menus “O TRE”, “Memória Eleitoral” e “Histórico das Zonas Eleitorais”. 

 

“É com muita satisfação que apresentamos a página “Histórico das Zonas Eleitorais”, que se concretizou após uma extensa pesquisa, organização, catalogação e levantamento de dados. O histórico das zonas eleitorais sempre foi objeto de muitas consultas, não só por pesquisadores e historiadores, mas também pelos colegas lotados nos Cartórios Eleitorais”, ressaltou a chefe da Seção de Jurisprudência e Documentação do TRE, Marcela Lopes Mendes.

 

Atualmente em Mato Grosso há 57 zonas eleitorais, no entanto, o resgate histórico envolveu 61ª Zonas Eleitorais, pois contemplou as que foram extintas. Para facilitar a pesquisa, os documentos de cada zona eleitoral estão disponíveis em link próprio, distribuídos em ordem crescente.

 

“A página relaciona as alterações de abrangência de cada uma das zonas eleitorais no decorrer do tempo, referenciando os respectivos atos normativos e documentos históricos, em inteiro teor. Foram referenciados atos do TRE-MT, do TSE e também de Leis Estaduais de criação de municípios. Esse trabalho será contínuo e perene, pois assim que se constrói uma memória”, explicou o coordenador da Coordenadoria de Gestão da Informação, Gustavo Silveira Castor.

 

O diretor geral do TRE, Mauro Sérgio Diogo, destacou a importância da iniciativa. “Preservar a memória de uma instituição é uma forma de mantê-la viva e de fortalecer suas bases. Reconhecer e conhecer a própria história denota o respeito ao passado e é fundamental na manutenção do presente e construção do futuro”

 

Jornalista: Andréa Martins Oliveira 

 

Curta a página do TRE-MT no facebook

Acesse o TRE-MT no Flickr 

Acompanhe o TRE-MT pelo Twitter

Siga o TRE-MT no Instagram

 

icone mapa

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT CEP 78049-941 - Brasil

Secretaria do Tribunal: 
+55 (65) 3362-8000 /
Fax: (65) 3362-8150

Disque Eleitor: 0800-647-8191

Icone Protocolo Administrativo

Horário de atendimento ao público externo
De segunda a sexta-feira
De 7h30 às 13h30